Como podemos ouvir Deus e quais são as maneiras pelas quais Ele fala conosco?
Recupere hoje
Há momentos em nossas vidas em que queremos ouvir a Deus — quando precisamos ouvir a Deus.
No meu último ano do ensino médio, senti o chamado para ir à Romênia trabalhar com crianças durante o verão. Pedi a Deus que me dissesse com certeza se era isso que Ele queria. Eu estava animado com a aventura, mas nervoso por passar tantos meses em outro país, longe da minha família e da minha namorada.
Por meio das Escrituras, dos conselhos de mentores e até de uma música que ouvi no rádio, senti que Deus confirmou o seu desejo de que eu fosse. Olhando para trás, aquele verão mudou minha vida de muitas maneiras, e acredito que foi realmente Deus quem guiou meus passos.
Eu queria poder dizer que sempre que preciso ouvir de Deus, é assim tão claro — com versos de confirmação, músicas no rádio e mentores que me encorajam a dizer “sim”. Nem tanto.
Houve momentos em que disse “sim” a algo sem ouvir a voz de Deus, na esperança de que Provérbios 16:9 fosse verdade e que Deus guiasse meus passos. Também houve momentos em que pensei ter ouvido Deus dizer algo, mas acabei me enganando.
Houve um momento em particular em que senti uma das convicções mais profundas que já senti. Sentei-me no meu caminhão de mudança lotado para levar minha família de um lado do país para o outro e tive certeza de que estava fazendo a coisa errada.
Minha esposa, meus amigos e meu mentor confirmaram que a mudança foi a escolha certa, mas minhas convicções mais profundas quase me fizeram chorar, pois senti que estava desonrando a Deus ao me mudar. Mais tarde, Deus finalmente me deu paz em relação à mudança, mas por meses pensei que tinha feito a coisa errada e desobedecido a Deus. Ainda sinto uma pontada de arrependimento, mesmo agora, quase 10 anos depois.
Então, como podemos ouvir a Deus e quais são as maneiras pelas quais Ele fala conosco? Essas são duas perguntas em que penso muito, e acredito que existem alguns princípios nos quais podemos nos apoiar quando desejamos ouvir a Deus.
Aqui estão algumas coisas que aprendi caminhando com Deus nas situações acima, estudando a Bíblia no seminário e me apoiando na experiência de mentores na fé.
Maneiras como Deus fala conosco: #1 — Deus fala por meio da vida e dos ensinamentos de Jesus.
Hebreus 1:1-3 diz: “Antigamente, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder…”
A vida e os ensinamentos de Jesus oferecem a melhor compreensão de quem Deus é e como Ele age. Mas, ao lermos sobre Jesus — o que ele fez e ensinou —, provavelmente não encontraremos uma resposta exata para as perguntas que enfrentamos.
Por exemplo, se você precisa ouvir de Deus sobre se deve ou não namorar ou se casar com uma determinada pessoa, Jesus provavelmente nunca disse seu nome seguido de: “Quero que você namore aquele rapaz ou moça”. Pelo menos essa frase não está na minha Bíblia.
Mas Jesus fala muito sobre a aparência de seus seguidores e como eles devem tratar uns aos outros. A pessoa em quem você está interessado reflete essas qualidades (como o amor abnegado)?
Só porque Jesus não disse isso, não significa que ele não esteja dizendo isso.
Maneiras como Deus fala conosco: #2 — Deus fala por meio da criação.
Romanos 1:20 diz: “Porque desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são inescusáveis.”
Toda a criação — humanos, animais, pores do sol, jardins, florestas, oceanos, rios — é um megafone para uma das maneiras mais incríveis com que Deus fala conosco. A maior parte da criação de Deus não usa palavras (exceto naquela ocasião em que Deus usou um jumento para chamar a atenção de Balaão), mas é incrível como as ondas do oceano podem nos lembrar da paz de Deus.
Certa vez, eu estava esperando uma oferta de emprego e, por acaso, também estava visitando meus sogros na praia. Enquanto estava lá, esta letra começou a ecoar na minha mente: “Que as ondas da paz de Deus me envolvam, movendo-me de onde estou para onde preciso estar.”
Um nascer do sol pode trazer a esperança de uma manhã que você nunca imaginou ver. Uma árvore em movimento pode fortalecer sua fé, lembrando que só porque você não consegue ver algo como o vento, não significa que ele não exista. E só porque não conseguimos ver Deus, não significa que ele não esteja lá.
A criação de Deus pode não lhe dizer o que fazer, mas pode encorajá-lo, confortá-lo e inspirá-lo ao longo do caminho.
Maneiras como Deus fala conosco: #3 — Deus fala por meio da cultura.
Atos 17:27-28 diz: “Deus fez isso para que o buscassem e, talvez, estendendo a mão, o encontrassem, embora ele não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Como alguns dos seus poetas disseram: ‘Somos sua geração’.”
Em um discurso para pessoas em Atenas que não conheciam a Deus, Paulo citou um poeta de Atenas.
Hoje, quando precisamos ouvir a Deus, Ele pode até usar filmes, música, arte, poesia, livros e outras mensagens e ícones culturais para nos guiar em direção à Sua direção para nossas vidas. Provavelmente não é sensato tomar uma grande decisão com base apenas em mensagens culturais, mas se algo que vemos ou ouvimos se encaixa com o que Deus está dizendo em algumas dessas outras áreas (por exemplo, Escritura, oração, etc.), a cultura pode ser uma ferramenta que Deus usa para nos guiar.
Na minha matéria sobre a Romênia, mencionei uma música que tocou no rádio. A música falava sobre amar e cuidar de uma órfã que precisava saber que era amada. Lembro-me de sentir que o artista poderia muito bem ter cantado: “Daniel, vá para a Romênia”.
Deus pode usar a cultura para confirmar o que achamos que ele está dizendo.
Maneiras como Deus fala conosco: #4 — Deus fala através de outras pessoas.
Provérbios 15:22 oferece esta sabedoria: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas com muitos conselheiros eles prosperam.”
Provérbios é uma literatura de sabedoria, repleta de princípios, não de promessas. O provérbio acima é um bom exemplo. Há momentos em que há muitos conselheiros e um plano ainda falha? Sim! Mas, em geral, se pedirmos conselhos a conselheiros — a pessoas sábias que sabem do que estão falando, que nos conhecem, que são devotas e desejam o melhor de Deus — tendemos a tomar decisões melhores.
No meu caso, tenho um “conselho de diretores” pessoal que me conhece e que provou ser uma influência sábia. Meu mentor Robert, meu primo Ken, minha mãe e meu pai, meu amigo Brian e minha esposa.
Se todos concordam — ou a maioria concorda — em alguma coisa, fico tranquilo. Se todos discordam, bem… estão errados! Brincadeira — então é melhor eu não fazer isso.
Quando precisamos ouvir a Deus, ele pode usar outros para nos guiar.
Maneiras como Deus fala conosco: #5 — Deus fala por meio das Escrituras.
Óbvio, eu sei. Mas confira 2 Timóteo 3:16-17 : “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e plenamente preparado para toda boa obra.”
Para deixar claro, Paulo não está se referindo ao Novo Testamento aqui (ele ainda não existia), mas ao Antigo Testamento. Especificamente, Paulo estaria se referindo ao testemunho do Antigo Testamento que aponta para Jesus como o Messias.
Acredito que podemos adotar o princípio deste versículo e aplicá-lo ao Novo Testamento, agora que a tradição da Igreja confirmou o Antigo e o Novo Testamento como Escritura. Na minha história na Romênia, Deus usou um versículo do livro de Tiago, do Novo Testamento, para confirmar Seu chamado para que eu realizasse trabalho missionário na Romênia.
Quando você precisa ouvir a Deus, ele também pode usar as Escrituras em sua vida.
Maneiras como Deus fala conosco: #6—Deus fala através do seu Espírito.
Deixei esta para o final porque acredito que o Espírito de Deus é o capacitador que nos dá ouvidos para ouvir sua voz dentro das outras cinco maneiras pelas quais Deus fala conosco (mencionadas acima).
O Espírito de Deus nos ajuda a ler a história de Jesus que aconteceu em um contexto diferente com um grupo diferente de pessoas e a entender como a vida e os ensinamentos de Jesus impactam a maneira como vivemos hoje.
O Espírito de Deus inspira nossos corações a ressoar com algo na criação que fala da majestade, do poder ou de outras qualidades divinas de Deus.
O Espírito Santo pode inspirar um artista a escrever uma música cuja letra desafie nossa perspectiva ou confirme o chamado de Deus, ao mesmo tempo em que usa essa mesma música na vida de outra pessoa e do próprio artista.
O Espírito de Deus pode encher alguém de sabedoria e motivá-lo a compartilhar sabedoria conosco quando nos aproximamos de uma decisão difícil.
E sem o Espírito de Deus, é impossível ler as Escrituras e entender como essas histórias antigas, escritas para povos antigos, se entrelaçam poderosamente em nossas vidas hoje.
Creio que é por tudo isso que Jesus disse aos seus seguidores: “… é para o vosso bem que eu vá. Se eu não for, o Advogado não virá a vós; mas, se eu for, eu o enviarei” ( João 16:7 ). O Advogado a quem ele se referia é o Espírito Santo, e Jesus sentiu que era melhor para nós ter o Espírito do que ter a sua própria presença.
Precisamos da presença do Espírito, porque, embora Deus nos fale fielmente de diversas maneiras, a verdade é que ainda é muito fácil não entender Deus. E é disso que trata a segunda parte deste artigo.
Mas, caso você não tenha tempo, aqui vai pelo menos uma dica útil que uso para determinar se o que acho que estou ouvindo é realmente de Deus: quando as várias maneiras pelas quais Deus fala conosco se unem e concordam, tenho quase certeza de que Deus está me empurrando para frente. Se acontecer o oposto, e eu achar que tenho uma ótima ideia que se encaixa nas minhas convicções, mas meus mentores disserem: “Epa! Espera aí. Não tenho certeza se é isso que vejo Deus fazendo na sua vida”, paro e peço a Deus que confirme o que estou sentindo Dele.
Ah, e nunca tenha medo de pedir mais confirmação a Deus. Isso não é falta de fé — na verdade, é preciso bastante fé para confiar que Deus confirmará para onde você sente que Ele está te guiando. Para outras dicas sobre como garantir que o que ouvimos e entendemos é realmente Deus falando, confira a segunda parte deste artigo, ” 4 Maneiras pelas quais Você Pode Estar Ouvindo Deus Mal ” .