Leia a reflexão
por quê?
Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício… (vv.15,16 NVI).
Referência: Jonas 1:1-17
Jonas e a tripulação do navio estavam navegando para Társis numa viagem dramática. O profeta desobedeceu ao chamado de Deus, embarcando num navio que ia na direção oposta à que o Senhor disse para Jonas ir (Jonas 1:2,3). Então, o Deus soberano “…mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio” (v.4).
A essa altura, Jonas reconheceu que algo divino acontecia ali. Assim, pediu à tripulação que o lançasse ao mar, reconhecendo: “…pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês” (v.12). Pela primeira vez, os marinheiros clamaram a Deus, pedindo a Ele que os salvasse da morte e não os culpasse pela morte de Jonas.
Então eles lançaram o profeta no mar furioso e as ondas imediatamente se aquietaram (v.15). Deus, em Sua soberania, salvou a vida dos marinheiros, e poupou Jonas para Seus propósitos (v.17).
Algumas vezes perguntamos ao Senhor, por quê? Ele nos compreende e sente empatia conosco (Hebreus 4:15). Algumas vezes, as ondas vão se quebrar sobre nós, outras ocasiões nossos queridos serão tirados de nós. Mas podemos, de forma confiante, saber que nosso soberano Deus é ainda o Deus bondoso e cheio de amor... e Ele sabe o porquê. —Tom Felten