Reflexão do dia

reconstruir o altar

Tenha todas as reflexões e muito mais conteúdos, clique no botão de sua loja e baixe o app:

imagem apple app store imagem google play store

Leia a reflexão

reconstruir o altar


Então o sacerdote Josué […] e os seus companheiros, os outros sacerdotes, […] construíram o altar do Deus de Israel, para oferecer sobre ele os sacrifícios que manda a Lei de Moisés, homem de Deus (v.2).

Referência: Esdras 3:1-6

Não reconstruir o templo foi a primeira decisão tomada. Escolheram reconstruir o altar (vv.2,3), — o lugar onde Deus se encontrava com Seu povo (Êxodo 29:42,43). Era impossível para o povo pecador ter comunhão com o Santo Deus. As ofertas queimadas tinham que ser oferecidas a Ele como expiação pelos pecados: “Se ele oferecer um animal do seu gado para ser completamente queimado no altar […]. Ali ele porá a mão na cabeça do animal a fim de que seja aceito como sacrifício para conseguir o perdão dos seus pecados” (Levítico 1:3,4). As ofertas queimadas eram o prenúncio do sacrifício perfeito e definitivo de Deus — Jesus “…o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29; Hebreus 9:12-14). O altar era o local de arrependimento e renovo, limpeza e aceitação por Deus. Seu povo reconstruiu o altar já no início do trabalho, pois precisavam primeiramente ser dignos diante de Deus!

A Bíblia reafirma três vezes que eles sacrificaram ofertas queimadas, “como está escrito na Lei de Moisés” (Esdras 3:2,4), “…e de todas as festas fixas do Senhor…” (v.5) (ara). Seu recomeço foi caracterizado pela obediência à Palavra de Deus.

O Senhor graciosamente lhe oferece a oportunidade de um novo começo com Ele. Mas você precisa retornar da “Babilônia” e se achegar à cruz do calvário — o altar onde Jesus foi sacrificado para expiação dos seus pecados. Esse é o ponto de partida para o recomeço. K. T. Sim

Logo Pão diário Universitários