Leia a reflexão
comida que satisfaz
Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos (v.7).
Referência: Eclesiastes 6:7-9
O homem mais sábio da terra falou abertamente sobre outra realidade: “Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos” (Eclesiastes 6:7). Ou, como na versão bíblica ara: “Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite.”
Salomão não estava falando apenas de comida, mas de todas as coisas materiais que acreditamos que nos trarão alegria e felicidade. Trabalho e bens materiais podem nos trazer satisfação (Eclesiastes 3:22; 5:19). Pois é “…melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais” (6:9). Mas os bens materiais nunca irão satisfazer a fome de nossa alma.
Se a comida, pela qual trabalhamos, não satisfaz, como encontrar satisfação? Talvez precisemos pensar seriamente no que Jesus falou sobre a comida que lhe deu propósito e satisfação. “A minha comida — disse Jesus — é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer” (João 4:34). Fazer a vontade de Deus é a comida que satisfaz. Fazer a obra de Deus é o que gratifica. K. T. Sim


