Leia a reflexão
Quebrando o poder do medo
O Senhor é minha luz e minha salvação; então, por que ter medo? (v.1)
Referência: Salmo 27:1
Do que você tem medo? Hoje muitas pessoas vivem sob o domínio do medo. Num estudo recente, um psiquiatra mostrou que o maior problema que os seus pacientes enfrentavam era o medo. Medo de acabar louco, medo de suicidar-se, medo da solidão, medo de sofrer do coração, medo de câncer, medo de desastres ou medo da morte. Na verdade, as pessoas que vivem sob o tacão do medo não se dão conta que seu maior inimigo não é propriamente a loucura, a solidão, a doença ou até mesmo a morte. Seu maior inimigo é o próprio medo. Essa coisa sem forma, invisível, sem vida própria e que só existe dentro de nós.
As pessoas sofrem mais pelo medo que nelas há do que pelos males que as possam acometê-las. O medo é um parasita que sobrevive de nossa atenção. Quanto mais atenção dermos ao medo, maior poder ele terá sobre nós.
Friedrich Nietzche disse que “quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”. Jean Commerson declarou certa vez: “O medo é um microscópio que aumenta o perigo”.
Neutralizamos o poder do medo em nós quando desviamos nosso olhar dele e passamos a olhar para o Senhor Deus Todo-poderoso.
Não permita que o medo o impeça de viver!
Senhor, quando eu estiver caminhando pelo vale da sombra da morte, retira o medo do meu coração.
Autor: Maj Edmilson Alves Gouveia — CBMDF