Estudar pra quê?
Dentre os processos por que passamos em nossa formação como seres humanos, a aprendizagem é um dos mais longos. Nos primeiros anos de vida ele se mostra importantíssimo, pois os saltos de linguagem e pensamento de uma criança são impressionantes; posteriormente, na escola, aprendemos a interpretar, quantificar, nomear coisas e pessoas, e conteúdo de diversas áreas. Assim passamos pelo Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio, às vezes mais por obrigação do que por interesse ou vontade própria. Para muitos, na universidade chegamos no momento mais esperado, pois estudaremos o que realmente gostamos. De início nos dedicamos totalmente, porém, após algum tempo, talvez levados pelo cansaço ou outros afazeres, começamos a tratar com desleixo uma conquista que muito almejamos. Afinal, pra quê se dedicar aos estudos?
ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?
COLOSSENSES 3:23-24
Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens. Lembrem-se de que o Senhor lhes dará uma herança como recompensa e de que o Senhor a quem servem é Cristo.
ATOS 17:28
Pois nele vivemos, nos movemos e existimos. Como disseram alguns de seus [e] próprios poetas: “Somos descendência dele”.
FALANDO SOBRE O ASSUNTO
Fazemos para o Senhor
Como cristãos, sabemos que somos filhos que buscam agradar ao Senhor e, por isso, nos esforçamos para fazer as coisas de forma excelente para Deus. Muitas vezes pensamos que isso se aplica somente a ações feitas no ministério, porém isso abrange toda a nossa vida, inclusive a área acadêmica. Por mais difícil que seja, devemos nos dedicar aos estudos para honrar aquilo que o Senhor depositou em nossas mãos. Nosso desejo é o de sermos profissionais excelentes para a honra e glória do nome de Deus. É um privilégio saber que podemos dedicar nossas provas, tarefas, diplomas, aulas, projetos e muito mais como oferta ao nosso Criador. Temos a confiança de que o Senhor nos dará sabedoria e nos capacitará mediante Sua vontade para lidarmos com as pressões e os prazos que enfrentaremos
Não precisamos caminhar com uma mentalidade de sobrevivência
Conforme o tempo na universidade passa e o cansaço aumenta, é muito fácil ficarmos na inércia e caminharmos com o pensamento de que precisamos somente sobreviver a essa vida de faculdade por mais 2, 3 ou 4 anos. Muitas vezes focando somente na conclusão do curso e não aproveitando o processo, por mais árduo que seja. Porém, ao pensarmos dessa forma, podemos perder oportunidades de impactar a vida de colegas através do padrão de excelência do Reino que o nosso Pai espera de nós. Logo, não somos sobreviventes, mas sim sal e luz onde estivermos.
QUESTÕES PARA DEBATE
1- Pare para refletir em como foi sua vida acadêmica nesse último semestre. Você teve dificuldade de dedicar os seus estudos a Deus? Por quê?
2- Em algum momento você se sentiu cansado e passou a apenas “sobreviver” na universidade (ou isso é precisamente o que está experimentado agora)? O que você fez/pode fazer para mudar isso?
3- Você tem procurado impactar a vida de colegas pelo padrão de excelência do Reino? De que forma suas atitudes demonstram isso?
ORAÇÃO
Pai, agradecemos-te por nos trazeres alívio mesmo em meio a tempos de cansaço. Agradecemos-te por renovares Tuas misericórdias diariamente sobre nós e por cuidar de todas as áreas de nossa vida. Ajuda-nos a ser como Tu, e a levar os nossos estudos com seriedade e responsabilidade. Queremos entregá-los a ti hoje, confiando que o Senhor nos ajudará na caminhada andando ao nosso lado. Que nossa postura venha impactar nossos colegas e que possamos agir como Cristo agiria. Em nome de Jesus. Amém!
Ana Luiza
Engenharia Elétrica — Dunamis Pockets PUCPR