5 fatos sobre João Calvino que talvez você não saiba
Se você conhece o teólogo João Calvino, sabe sobre os 5 pontos do Calvinismo. Conheça agora 5 fatos ou curiosidades sobre João Calvino que talvez você não conheça sobre este notável pastor e escritor do século 16.
1. O nome de Calvino não é João Calvino
Pelo menos, o nome que ele recebeu ao nascer. Ele foi chamado de Jean Cauvin e em algum momento de sua vida trocou seu nome, e ficou mais conhecido por Calvino, a latinização do nome.
2. Calvino teve um insaciável desejo por conhecimento que começou em sua conversão
Ele escreveu: “Deus, por meio de uma conversão repentina, subjugou e trouxe minha mente a uma disposição ensinável, que estava mais endurecida nessas questões do que se poderia esperar de alguém em minha idade precoce. Tendo assim recebido algum gosto e conhecimento da verdadeira piedade, fui imediatamente inflamado por um desejo tão intenso de progredir nisso…”
3. Calvino não estava em busca de um casamento
Seus amigos diziam que Calvino precisava de uma esposa. Eles mencionaram mulheres com beleza ou riqueza, mas Calvino recusou. Eles mencionaram uma mulher em particular, piedosa, e Calvino disse que pelo menos consideraria. Foi então que conheceu Idelette de Burr, que se converteu em um de seus sermões, e se casou com ela. Eles ficaram casados por 9 anos até a morte da esposa, a quem Calvino amou muito.
4. Calvino foi profundamente influenciado por Agostinho
Ele disse sobre o autor: “Agostinho está tão completamente comigo, que se eu quisesse escrever uma confissão da minha fé, poderia fazê-lo com plenitude e satisfação a partir de seus escritos.”
5. Ninguém sabe onde Calvino está enterrado
Ele não queria qualquer tipo de veneração após a sua morte, muito menos que viajassem para Genebra para visitar o seu túmulo. Até hoje é difícil encontrar monumentos em sua homenagem. James Rigney escreveu que “ao contrário de outros reformadores… Em Genebra, Calvino é representado por vestígios e sombras, e pela voz difusa de seus escritos.”