Engajamento bíblico para a vida.

4 de julho de 2025

Paz em meio ao caos

Quando chegamos ao quarto do hospital com nosso filho, equipados com pulseiras e crachás que nos identificavam como seus pais, já passava das 22h. Uma enfermeira nos examinou e apagou as luzes. Nosso filho estava deitado na cama do hospital, e meu marido e eu estávamos amontoados na cadeira no canto, com um fino cobertor hospitalar sobre nós. Todos nós ainda usando as roupas que tínhamos vestido naquela manhã. Pensamos que estávamos levando nosso caçula para uma consulta. E acabamos aqui.

Tinha sido tanta coisa. Muito mais do que havíamos planejado, com tanta incerteza pela frente. Estávamos todos exaustos. Nosso filho adolescente tinha uma ressonância magnética e uma biópsia marcadas para o dia seguinte. Era melhor todos nós descansarmos um pouco.

Mas eu não conseguia dormir. O bip bip de um dos monitores conectados ao nosso filho pontuava o silêncio. Os pensamentos na minha cabeça giravam como um tornado. Eu queria rezar, mas a combinação de exaustão e preocupação dificultava as palavras. Eu confiava em Jesus — principalmente. Mas estaria mentindo se dissesse que não era assustador, que meu coração não estava batendo muito rápido, que eu não estava ansiosa, que não ter controle algum em uma situação tão crítica quanto a saúde do meu filho não estava me assustando nem um pouco.

Enquanto eu lutava contra meus pensamentos turbulentos, tentando criar um espaço mental para orar, quase que por reflexo, subconscientemente, o Salmo 23 começou a ecoar na minha cabeça. “O Senhor é o meu pastor. Tenho tudo o que preciso.”

Tudo o que preciso. Tudo o que preciso ecoa no meu coração.

Eu sabia que essas palavras eram verdadeiras, porque acredito que a Bíblia é a verdade, mas havia tantas coisas que eu sentia que precisávamos — respostas, uma cura perfeita e completa para o nosso filho, um travesseiro, uma realidade diferente desta. Talvez se eu repetisse este salmo mentalmente várias vezes, ele se tornasse verdade.

O Senhor é meu pastor. Imaginei um prado verdejante, e Jesus me mantendo segura, cuidando do meu marido, protegendo nosso filho.

Tenho tudo o que preciso. Estávamos aqui juntos. Estávamos recebendo o melhor cuidado. A equipe médica havia encontrado a fonte da dor do nosso filho. Eles estavam tomando as próximas medidas para elaborar o melhor plano de cura. Deus estava conosco — tudo o que eu precisava estava neste prédio.

Minha mente recitou o salmo inteiro, deteve-se nas palavras e frases, depois voltou ao início e recomeçou tudo de novo. Senti-me muito mais calmo, mais em paz.

Em determinado momento eu realmente cochilei.

O sono foi interrompido durante a noite quando uma enfermeira verificava os sinais vitais do nosso filho ou quando meu marido se mexia na cadeira, mas continuei a adormecer com imagens de um pastor gentil e forte parado calmamente nos observando em meu sonho.

Grogue, acordei com uma nova enfermeira acendendo as luzes, se apresentando e dando descarga na intravenosa do meu filho.

O Senhor é meu pastor. Tenho tudo o que preciso.

As palavras da verdade ainda estavam lá, os primeiros pensamentos em minha mente naquela manhã. Deus ainda estava conosco, cuidando de nós. Ele ainda nos dava tudo o que precisávamos, mesmo que eu me sentisse despreparada e impotente. E mesmo amando nosso filho intensamente, mesmo querendo afastar sua dor e seu medo e fazer tudo ficar bem, mas não conseguindo, mesmo que ainda estivéssemos enfrentando dois procedimentos e muita incerteza hoje, eu sentia o amor e a presença de Deus no quarto. Eu acreditava que Ele cuidaria do meu filho. Eu acreditava que tínhamos tudo o que precisávamos. A repetição daquele salmo memorizado acalmou minha mente e consolidou as verdades mais profundamente em meu ser.

Psicólogos recomendam memorizar uma afirmação ou frase positiva ou calmante para quando você se sentir instável, em pânico ou ansioso. Profissionais de saúde mental chamam essa prática de acalmar a alma de “usar roteiros”, mas eu a chamo de “usar as Escrituras”. Que frase positiva ou encorajadora melhor do que uma diretamente da Palavra viva de Deus?

Profissionais de saúde mental estão se atualizando para algo que Deus sabia o tempo todo. Eles sugerem repetir um roteiro inspirador ou usar a visualização para imaginar um cenário positivo (para mim, um pasto verdejante com um pastor carinhoso) e focar nele em momentos difíceis. Essas palavras ou imagens em nossos cérebros redirecionam nossos pensamentos de pensamentos estressantes e preocupantes para as palavras ou imagens positivas nas quais estamos meditando. Roteiros e visualização comprovadamente reduzem a dor, a ansiedade e a depressão, além de ajudar a reduzir problemas de sono.

Deus quer aliviar nossa dor, acalmar nossos pensamentos ansiosos, nos encher de alegria e nos dar descanso. E Ele sabe que focar em Sua Palavra é uma maneira poderosa de fazer isso. Por isso, Deus escreveu na Bíblia (repetidamente) a importância de meditar em Sua Palavra, usá-la como um roteiro para acalmar nossas almas ansiosas, na esperança de que sigamos Suas instruções e alcancemos Sua paz.

 Deus fala sobre isso por meio de Seu profeta Isaías:

“ A minha palavra que sai da minha boca:

    Não voltará para mim vazio,

mas realizarei o que desejo

    e atingir o propósito para o qual o enviei.

Você sairá com alegria

    e sejais conduzidos em paz ” ( Isaías 55:11-12 ).

Um salmista proclamou:

“ Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,

    uma luz no meu caminho ” ( Salmo 119:105 ).

Paulo instruiu a igreja primitiva (e a nós) a nos protegermos tomando

“ o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus ” ( Efésios 6:17 ).

Moisés instruiu os israelitas:

“ Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor ” ( Deuteronômio 8:3 ).

Jesus repetiu essas palavras palavra por palavra para afastar o Diabo no deserto ( Mateus 4:4 ).

Jesus também nos disse que se nos apegarmos firmemente às Suas palavras, podemos permanecer firmes e sólidos como uma rocha:

“ Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente, que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha ” ( Mateus 7:24-25 ).

Para que conste, nosso menino está se recuperando. A provisão e a proteção de Deus estavam em todos os lugares que olhávamos. Ele recebeu excelentes cuidados e está se recuperando. Graças a Jesus. Mas aqueles cinco dias no hospital foram intensos. Repetir as Escrituras realmente me trouxe paz em meio ao caos.

Você também pode fazer isso.

Você pode usar as Escrituras como um roteiro para lhe trazer paz e alegria, como uma luz para seu caminho, como uma rocha para se firmar, como alimento para sua alma, para acalmar seus pensamentos ansiosos e lutar suas batalhas.

Escolha um ou dois versículos que te lembrem da bondade, fidelidade, paz, poder ou graça de Deus. Use-os como protetor de tela. Escreva-os no topo do seu diário todos os dias.

Cole-o no espelho, onde você o verá todas as manhãs e noites (a menos que você passe a noite inesperadamente no hospital). Sublinhe as palavras na sua Bíblia. Visualize como esse versículo se aplica à sua vida. Antes que você perceba, você o terá memorizado.

Da próxima vez que você estiver se sentindo ansioso ou deprimido, quando sua saúde mental estiver abalada, quando for difícil formular uma oração, tire esse versículo da cabeça e repita-o várias vezes, da melhor forma que conseguir se lembrar. Imagine como ele se aplica à sua situação. Deixe que ele o acalme. Deixe Deus lembrá-lo do quanto Ele o ama, que Ele nunca o abandonará, que Ele só quer o bem para você. Deixe Deus usar Sua palavra viva para acalmar sua alma.

———-

Laura L. Smith é autora de best-sellers e palestrante que guia mulheres a derrubarem mentiras para que possam caminhar na verdade de Cristo. Seu livro mais recente, Holy Care for the Whole Self: Biblical Wisdom for Mental and Spiritual Well-Being , nos lembra o quanto Jesus se importa com a nossa saúde mental. Laura mora na cidade universitária de Oxford, Ohio. Suas pessoas favoritas no mundo são seu marido amoroso e seus quatro filhos maravilhosos. Visite laurasmithauthor.com para saber mais.

—Escrito por Laura L. Smith . Usado com permissão da autora.

Compartilhe

Aplicativo Pão Diário Tudo em um só lugar

Devocionais, planos de leitura, podcasts, rádio e muito mais.

Screenshot das telas do app Pão Diário

Inscreva-se para receber os devocionais e as novidades do ministério.

Em todo o mundo algo novo todo dia.

A nossa missão é tornar a sabedoria transformadora da Bíblia compreensível e acessível para todos.

Perguntas frequentes

Pão Diário é o devocional que traz reflexões e aplicações práticas do cotidiano. É um produto de Ministérios Pão Diário, uma organização cristã que se dedica a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual por meio de materiais devocionais, livros, estudos bíblicos e recursos online.

O principal objetivo é ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais profundo com Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras Sagradas.

Devocional é a nossa expressão diária de devoção, de adoração a Deus. Consiste no tempo que separamos para a leitura da Bíblia ou de um texto devocional que nos remeta às Escrituras, como o Pão Diário. A partir da leitura, podemos contemplar, meditar, adorar o Senhor e orar.

Dicas práticas:

– Separe um tempo do seu dia;

– Ore para que o Espírito Santo conduza este tempo;

– Tenha um devocional que guie você em seu momento com Deus.

 

Conheça os devocionais de Ministérios Pão Diário!

Para isso, cadastre-se para ler diariamente em seu e-mail. Você pode ainda fazer sua leitura em nosso site, baixar o APP Pão Diário ou adquirir uma cópia impressa de nossos devocionais.

R. Estrada da Graciosa, 4045 | 83413-200 | Mauá | Colombo – PR, Brasil

Tel: (41) 3257 4028

brasil@paodiario.org

Fale conosco: Tel: 41 3257 4028​  |  brasil@paodiario.org