Os patriarcas da Bíblia: exemplos de entrega e fé
Encontramos na Bíblia homens que são pilares da história da fé cristã. São exemplos inspiradores que ressoam através dos séculos, com valiosas lições para a nossa jornada espiritual. Separamos para você, a partir do livro O homem que Deus usa, o exemplo de 3 patriarcas para motivar o seu relacionamento com o Senhor.
1. Abraão
A vida toda desse patriarca foi um chamado para fazer entregas, que envolveram fé e obediência. Ele foi o primeiro a crer nas promessas de Deus, e o Senhor concedeu a ele uma grande nação de descendentes, a terra prometida de Canaã e o filho da promessa, Isaque. A vida de Abraão nos ensina sobre fé, sobre a importância de confiar em Deus mesmo em meio a incertezas, em obediência às Suas promessas, pois Ele é fiel para cumpri-las.
2. Jó
Foi um homem íntegro que temia a Deus e que em todos os momentos de sua vida, mesmo os mais difíceis e de dor, estava rendido ao Senhor. O seu sofrimento o ensinou a compreender que a soberania de Deus permite que Ele use as adversidades para um propósito maior em Seu plano. E como Jó, podemos ver que o Senhor está sempre no controle de tudo o que acontece aos Seus filhos e por isso, estamos seguros nele.
3. Jacó
Filho de Isaque, teve uma jornada de altos e baixos em sua vida. Durante toda sua vida, tentou conquistar as coisas por si mesmo, mas Deus, em diversas situações, estava tratando sua vida para que ele se entregasse e Jacó ainda relutava. Ele lutou com Deus por uma noite inteira e prevaleceu, naquela noite ele se rendeu ao Senhor e teve seu nome mudado para Israel, que significa “aquele que luta com Deus”. Sua transformação de enganador para aquele que busca a face de Deus nos lembra que a jornada de fé nem sempre é fácil, mas Deus nos transforma e nos abençoa, apesar das nossas falhas e limitações.
Esses e outros patriarcas na Bíblia nos mostram que a fé genuína se manifesta em diversas situações da vida. Suas histórias são testemunhos vivos da fidelidade e do cuidado de Deus para com Seus filhos, mesmo em meio a desafios e adversidades. À medida que contemplamos suas vidas, somos incentivados a fortalecer nossa própria fé, buscando uma relação mais profunda com Deus e obedecendo a Sua vontade em todas as circunstâncias.