Estratégias para deixar a marca de Deus em seus filhos
As escrituras e as boas-novas de Cristo devem, primeiro e acima de tudo, estar no nosso coração. Não podemos “inculcar” algo a outra pessoa se não foi entalhado, gravado primeiro em nós. Claro, podemos fingir por um tempo. Todavia, nossos filhos descobrirão a verdade, mais cedo do que podemos prever. Nossos filhos respeitarão nossa fé genuína, não perfeita, mas verdadeira. E a fé legítima às vezes tropeça, mas se apega à cruz.
Separamos algumas dicas de como ensinar nossos pequenos a partir da forma como vivemos.
Quando estiver em sua casa
Conceda às crianças a oportunidade de orar à mesa, nos momentos de refeição. Outras oportunidades de oração não serão tão previsíveis. Aproveite a chance de orar com seus filhos quando alguma necessidade surgir. Talvez seu filho esteja preocupado com alguma prova que se aproxima, ou sua filha esteja com alguma dificuldade com uma amiga. Ore imediatamente! Esteja você dobrando roupa ou lavando a louça.
Podemos, ainda, inculcar Deus aos nossos filhos em nossas casas quando assistimos a algum programa na televisão ou escutamos músicas que apresentam: “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)
Quando você estiver em seu trajeto
Como inculcar Deus aos nossos filhos enquanto seguimos pelas ruas e estradas? Pelo bom e conhecido diálogo. Isso não significa prendê-los ao cinto de segurança e fazer uma palestra para nossa audiência cativa por alguns quilômetros, mas podemos extrair o máximo de cada oportunidade de conversa. Não é segredo que transportar adolescentes e bebês é tão diferente quanto dirigir um modelo esportivo e uma van. Eles representam tipos muito diferentes de passageiros, e os pais inculcarão Deus aos seus filhos usando métodos diferentes. Bebês e crianças pequenas podem responder bem a canções que contam histórias da Bíblia. Ensine-os canções sobre Deus da maneira correta. Inclua a memorização de versículos. Encontre outras formas criativas de ajudar seus filhos a absorverem as boas-novas do amor de Deus.
Ao deitar-se
Estabeleça uma rotina para a hora de dormir e considere encerrar o dia com uma história bíblica e uma oração. Invista em uma Bíblia para crianças, ou melhor, invista em muitas. Um livro infantil com muitas histórias bíblicas deve ser lido e relido diversas vezes, até o ponto em que as páginas precisem ser emendadas com fita adesiva e as crianças amem e saibam essas histórias de cor. Envolva as crianças na leitura, peça-lhes que escolham qual história desejam ouvir cada noite, encene a narrativa, deixe a criança ler ou acrescente algumas palavras e frases.
Ao levantar-se
A sua família possivelmente vive pressionada pelo tempo durante o ano letivo. Orar antes das crianças saírem para a escola, escolher um versículo para o período letivo e memorizar para recitarem antes todas as manhãs, são ações que duram poucos minutos, mas fazem a diferença em um dia todo. Não é empurrar a goela abaixo uma “torrada” com uma espessa camada de teologia, em vez disso, é se servir do banquete com a palavra de Deus como parte da sua dieta diária. É uma porção adequada. Eles começam o dia reconhecendo que o Deus bom e gracioso cuida deles e os ama.
Poderíamos falar sobre elaborar um cronograma: inculcar Deus ao nosso lar quando nos sentamos juntos, dirigimos juntos e vivemos nossas rotinas matinais e noturnas. Mas talvez seja melhor falar sobre ser intencional em inculcar Deus aos nossos filhos. Algumas situações serão planejadas: talvez a oração e a conversa durante o jantar, ou uma história bíblica antes de dormir, ou em um versículo no começo do dia. Outros momentos serão completamente espontâneos, mas, como queremos ser intencionais em inculcar nossos filhos com o Senhor, aproveitaremos a chance de falar sobre Deus. Isso se diversificará para crianças em idades diferentes.
Inculcar Deus aos nossos filhos deve ser algo administrável, não exaustivo. Deve ser algo que flua do ritmo natural de se viver alinhado ao Espírito Santo.
Artigo retirado do livreto “Coração, alma e mente: ensinando os filhos para conhecerem e amarem Deus”, de Patricia Batten, publicado por Ministérios Pão Diário.
Aprenda mais sobre esse tema com as reflexões de Melina Pockrandt na obra “Ensinando no Caminho“. Acesse aqui!