Presos por pecados
Existe um caminho a ser trilhado para vencermos os pecados que nos aprisionam. Graças a Deus e à sua imensa bondade, existe uma saída para nós. O primeiro passo é reconhecer que, de fato, precisamos de Cristo e que sem Ele estaremos eternamente presos nos laços do pecado. Reconhecendo a necessidade do Salvador, nós nos voltamos à Sua Palavra, que é poderosa para esquadrinhar nosso coração e nos guiar a uma vida de devoção a Deus. Existe libertação para nós!
ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?
PROVÉRBIOS 28:13
Quem oculta seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia.
2 PEDRO 1:3
Deus, com seu poder divino, nos concede tudo que necessitamos para uma vida de devoção…
SALMO 119:11
Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
FALANDO SOBRE O ASSUNTO
Existem alguns pecados que nos acompanham, perseguem e oprimem. Muitas vezes, esses pecados recorrentes nos fazem querer desistir e pensar que Deus não nos olha mais com amor. Estes pecados-algema são como o fruto de uma árvore. Quando confessamos e acreditamos que tudo será diferente, retiramos o fruto. Contudo, quando passa o tempo e, de repente, nós nos encontramos caindo no mesmo erro, é como se o fruto crescesse novamente. Isso nos mostra claramente que esse pecado ainda habita em nós e que as mudanças de atitude foram apenas na superfície. Para que esse mal seja eliminado de uma vez por todas de nossa vida, precisamos arrancá-lo pela raiz!
Primeiramente, essa raiz deve ser exposta ao evangelho de Cristo. Devemos crer de todo coração no sacrifício feito por Jesus. O Deus Filho se entregou por nós, pagando um alto preço para quitar nossa dívida (COLOSSENSES 2:14). Ele morreu e ressuscitou para que o pecado não tivesse mais domínio sobre a nossa vida (ROMANOS 6:14). Cremos de fato nessa verdade?
O sacrifício de Jesus é suficiente para nos libertar. Jesus tem poder e para Ele nada é impossível. O Senhor nos deixou o Espírito Santo para nos conduzir em toda verdade (JOÃO 16:13). A Palavra de Deus diz que Ele nos deu tudo que precisamos para viver uma vida de devoção a Ele. Precisamos crer de todo coração no poder do evangelho.
Após entender isso, a Palavra de Deus nos aconselha a confessar nossos pecados a irmãos de confiança. Muitas vezes evitamos fazer isso por temer que outros venham a nos julgar ou pensar mal de nós. Porém esse pensamento revela o orgulho ou a insegurança que está nosso coração, pois queremos preservar nossa imagem como a de alguém que não erra. Portanto, precisamos deixar de lado o medo de manchar nossa reputação para alcançarmos um coração que agrada ao Senhor. Precisamos confessar para sermos curados (TIAGO 5:16). Estamos todos no mesmo barco, crescendo e aprendendo a viver em santidade.
Após sermos libertos do pecado que nos aprisiona, precisamos mergulhar na Palavra de Deus e meditar nela todos os dias, guardando-a em nosso coração para não pecar (SALMO 119:11). A Palavra de Deus é fundamental para firmar nossos pés no Caminho, Jesus. Ela é a água que nos limpa e que nos faz viver no Espírito — e o fruto do Espírito em nós é algo bom e perceptível (GÁLATAS 5:22-23).
Sigamos firmes nessa verdade, e mesmo que aconteçam falhas, não precisaremos fugir ou nos esconder de Deus como fez Adão (1 JOÃO 2:1-3; 3:3-6). Jesus nos libertou, nos comprou e nos limpou. Ele nos ama, e isso jamais mudará. Que possamos crer no Seu caráter santo e permitir que Ele arranque todo pecado pela raiz.
QUESTÕES PARA DEBATE
1- Existe algum pecado que você carrega durante anos e não consegue se libertar? Como isso tem afetado sua vida e sua comunhão com Deus?
2- Quando comete algum pecado, você costuma confessar e abrir o coração para alguém de confiança? Se não, por quê?
3- De que maneira a Palavra de Deus tem lhe ajudado a vencer suas falhas?
ORAÇÃO
Senhor, perdoa-me pelas minhas constantes falhas. Perdoa-me por não crer plenamente no poder do evangelho que pode me libertar de todo pecado. Ensina-me sobre a Tua graça e misericórdia, ensina-me a confiar na Tua Palavra. Que eu não me apegue à minha imagem pública, mas tenha coragem para confessar meus pecados; que eu possa me ver no reflexo dos Teus olhos e entender que esta é a imagem que importa. Ajuda-me a viver em santidade. Agradeço-te por me libertares, agradeço-te pelo privilégio de viver em livre do domínio do pecado. Agradeço-te pelo Teu amor incondicional. Quero caminhar nessa verdade por todos os dias da minha vida. Por isso oro a ti em nome de Jesus. Amém!
Paola Yasmin
Química — Jesus na UFPR