Então, pelo que você tem orado ultimamente? As petições e louvores comuns – pedir a Deus que aja em nossas circunstâncias ou agradecer ao Senhor pelo que Ele tem feito? Talvez alguma confissão também – falando sobre os nossos pecados diante de Deus e pedindo Seu perdão.
As orações na Bíblia refletem uma ampla diversidade de assuntos. As pessoas vão ao Senhor por muitos motivos – não apenas pedir pela entrevista de emprego ou pela prótese de quadril da tia Sandra. Aqui está uma lista de coisas pelas quais orar e que nem sempre pensamos em orar, mas que talvez devêssemos!
Lista de coisas pelas quais orar:
Sabemos que devemos confessar nossos pecados e pedir o perdão de Deus, mas com que frequência pensamos em pedir a Ele que nos proteja da tentação e do pecado em primeiro lugar?
Na oração mais conhecida da Bíblia, Jesus nos instrui a orar: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13). Esta é uma oração repetida em toda a Bíblia de diferentes maneiras (Salmo 19:13, Lucas 22:40), e provavelmente uma que devemos incorporar em nossas próprias orações.
O escritor do Salmo 119 ama e deseja a Palavra de Deus com uma paixão que poucos de nós podemos reivindicar. “Abre os meus olhos para que veja as maravilhas da tua lei”, clama ele a Deus (Salmo 119:18).
Em vez de simplesmente marcar a leitura da Bíblia como apenas mais uma tarefa, vamos orar para que Deus nos encha de amor por Sua Palavra e nos dê muita sabedoria para compreender o que Ele nos revelou (Tiago 1:5).
Alguns dos pedidos de oração mais comuns que ouvimos são por necessidades de saúde – alguém com gripe; alguém que quebrou um braço. . . Mas com que frequência oramos pelas necessidades espirituais de nossos irmãos e irmãs em Cristo?
Paulo termina sua primeira carta aos tessalonicenses com esta oração: “ E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama fará isso acontecer, pois ele é fiel” (1 Tessalonicenses 5:23-24).
Oremos para que Deus continue trabalhando na vida de outros cristãos, atraindo-os para mais perto dele a cada dia.
A maioria de nós conhece pessoas na igreja com as quais nem sempre nos damos bem – seja por causa de personalidade, experiência ou divergências teológicas. Mas, a oração final de Jesus antes de Sua morte e ressurreição foi pela unidade na igreja:
“…mas também por todos que crerão em mim por meio da mensagem deles. Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti” (João 17:20-21).
Unidade na igreja, que reflete a unidade de Deus Pai e Deus Filho? Não vemos isso com muita frequência! Mas podemos começar a orar por isso!
Alguns de nós vivem em lugares com muitas liberdades, enquanto outros enfrentam mais restrições para seguir uma vida cristã e compartilhar o evangelho. Talvez por esta razão, Paulo exorta Timóteo: “Em primeiro lugar, recomendo que sejam feitas petições, orações, intercessões e ações de graça em favor de todos, em favor dos reis e de todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida pacífica e tranquila, caracterizada por devoção e dignidade” (1 Timóteo 2:1-2).
Oremos por nossos líderes nacionais e regionais, para que Deus trabalhe por meio deles para trazer paz e permitir que o evangelho prospere.
Oremos também por nossos irmãos e irmãs que sofrem perseguição. Em todo o mundo, eles são vigiados, enfrentam prisão domiciliar, penas de prisão ou até a morte por sua obediência ao Senhor.
Como nos lembra o autor de Hebreus: “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se vocês mesmos estivessem presos. Lembrem-se dos que são maltratados, como se sofressem os maus-tratos em seu próprio corpo” (13:3). Que Deus abrevie o tempo de sofrimento e traga paz em meio às provações.
Você sabe o que está na oração final da Bíblia?
“Amém! Vem, Senhor Jesus! ” (Apocalipse 22:20).
Embora não gostemos de pensar muito sobre o fim do mundo, esperamos o fim do mal e do sofrimento nesta Terra. Desejamos tanto poder viver plenamente e sem pecado com nosso Deus no novo Céu e nova Terra. Portanto, oremos para que o reino de Cristo venha, de uma vez por todas (Mateus 6:10), e encorajemos uns aos outros com essas palavras enquanto isso (1 Tessalonicenses 4:18).
Que Deus aja por meio dessas orações à medida que as incorporamos em nossas rotinas diárias.
Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.