“Não pegue a via expressa!” Essa mensagem veio de minha filha um dia quando eu estava saindo do trabalho. O caminho para casa havia virtualmente se tornado um estacionamento. Comecei a tentar rotas alternativas, mas, depois de passar por engarrafamentos em outras estradas, desisti. A volta para casa teria que esperar até mais tarde aquele dia, então dirigi na direção oposta e fui a um evento esportivo em que minha neta estava envolvida.
Descobrir que nenhum caminho me levaria para casa me fez pensar nas pessoas que dizem que todos os caminhos conduzem a um relacionamento eterno com Deus. Alguns acreditam que o caminho da bondade e bom comportamento os levarão até lá. Outros escolhem o caminho das práticas religiosas.
Confiar nesses caminhos, no entanto, leva a um beco sem saída. Há apenas um caminho que conduz à eterna presença de Deus. Jesus esclareceu isso quando Ele declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim” (João 14:6). Ele estava revelando que morreria a fim de nos abrir o caminho para adentrarmos na casa de Seu Pai, na Sua presença e na vida verdadeira que Ele propicia hoje e eternamente.
Evite as estradas interditadas que não levam à presença de Deus. Em vez disso, creia em Jesus como Salvador, pois “quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna” (João 3:36). E para aqueles que já creem nele, descanse no caminho que Ele forneceu.
Dave Branon
Perguntas para reflexão
- Por que é vital que compreendamos que somente Cristo é o caminho, a verdade e a vida?
- Como cada uma dessas três coisas — o caminho, a verdade e a vida — são significativas em sua caminhada com Jesus?
- Jesus disse a Seus discípulos para não deixarem o coração deles se afligir mesmo Ele estando prestes a deixá-los (João 14:1). Hoje, o que nos ajuda a encontrar esperança e paz em Jesus?
- Como podemos experimentar a presença de Deus ao longo do nosso dia?