Além do desespero
A constante provisão divina em sua vida não impede você de sentir desespero. O fato de Deus levantar pessoas para te auxiliar não te livra da solidão. Ser usado para realizar grandes feitos não te protege do cansaço ou até do burnout. Moisés é a prova disso.
Em Números, vemos seu momento de fraqueza. Ele se sente desamparado e sobrecarregado, afirma que não é capaz de carregar o fardo de liderar os israelitas sozinho e chega a preferir a morte a viver tamanha calamidade.
Essas são palavras pesadas, vindas de um homem profundamente angustiado. Um líder que não via saída, que se sentia incapaz, cansado e sozinho.
Quantas vezes também somos cegados pelo desespero? Ficamos tão imersos em nossos problemas que não enxergamos a solução diante de nós? Quantas vezes sofremos calados, sem procurar ajuda, nem dos nossos irmãos, nem de Deus?
Desde quando disse que não poderia falar com o faraó, devido à dificuldade na fala, até a travessia do deserto com o povo, Deus sempre esteve presente. Ele levantou pessoas para caminhar com Moisés e realizou feitos milagrosos para que corações fossem constrangidos e quebrantados diante dele.
Ainda assim, Moisés tentava caminhar com suas próprias forças. Guardava tudo para si, não era cuidado e não conseguia se lembrar de tudo que o Pai já tinha feito por ele, e de quanto Ele ainda poderia fazer. Seus olhos estavam fixos apenas nas próprias limitações, no cansaço, nas reclamações do povo e na sua dor.
Como somos rápidos em esquecer tudo aquilo que Deus já fez. Quantas dores Ele curou, quantas vitórias entregou, quantas vezes lutou em nosso lugar. Quantas orações antigas já foram respondidas? E quanto tempo temos gastado agradecendo e glorificando ao Senhor por esses feitos?
Todos estamos sujeitos ao esquecimento. A sermos cegados pela dor, pela correria e pelo cansaço. Mas hoje, escolha trazer à memória sua trajetória e tudo que o Pai já fez por você. Ele continua o mesmo. Assim como não abandonou Moisés, também não vai te abandonar.
o Atividade de Moisés: olhe além do desespero
– Lembre-se Anote todas as coisas que Deus fez em sua vida. Todas as orações respondidas e problemas resolvidos.
– Agradeça Ao nosso Senhor toda a honra e toda a glória. Levante um clamor a Deus e agradeça por tudo que Ele tem feito e ainda fará. Mas acima de tudo, exalte-o por quem Ele é!
– Valorize quem está ao seu redor Traga à memória todos os irmãos e irmãs que te ajudaram em momentos difíceis, seja em oração, aconselhamento ou apenas como um “ombro amigo”. Fale com eles e agradeça pela ajuda.
– Ore e entregue
Apresente suas preocupações ao Senhor e confie que Ele fará. Peça para que Ele não permita que suas limitações te impeçam de viver os planos que Ele tem para sua vida. Entregue seu fardo pesado, e deixe que Ele carregue!