SOLILÓQUIO A DUAS
Há dias nos quais não sou eu quem choro
É ela, a ansiedade.
Ela varre os arredores
Suspeita do insuspeitável
Sente por mim o que eu nem tinha notado
E então chora,
Chora profundamente
Enxugo em mim lágrimas que jorram dela
E mesmo que não compreenda, abraço-a
E então soluça,
Soluça desesperadamente
Não suporto doer assim
Quero acabar com ela
Mas como poderia?
Não consigo.
Assusto-me com a ideia de ficar sozinha
E ela também, só tem a mim.
@poetISA
Tomar cházinhos, escrever poesia e maravilhar-se com o universo que Deus criou são três das coisas que descrevem a Isa. Leitora assídua dos Salmos, é apaixonada pelas palavras de Davi, também gostaria de viver todos os dias na casa do Senhor, e o que mais ama são seus momentos a sós com o Espírito Santo. É estudante de Letras na UTFPR, roteirista em formação e compreende que é um instrumento nas mãos do Pai para confortar pessoas com palavras de amor.
Reflexão
Quando a ansiedade é um problema?
Em algum momento da vida, nos preocuparemos com alguma situação, seja pela apresentação de um trabalho, uma entrevista de emprego, um pedido de namoro ou ainda uma conversa difícil. Na maioria das vezes, sentimos um desconforto; porém, mesmo assim enfrentamos, de forma quase automática, e resolvemos, apesar das dificuldades. Quando esses sentimentos forem intensos e frequentes, pare e preste atenção, pois podem impedi-lo de realizar atividades importantes.
Por que isso acontece? A ansiedade é um mecanismo de proteção, luta ou fuga para uma possível ameaça; se você consegue identificar uma ameaça real, a enfrentará ou sairá de cena.
Mas a nossa sociedade reforça, constantemente, que não há tempo para recalcular a rota, mesmo quando certas viagens demandam retorno, repouso e recarga antes da volta à jornada. O transtorno se dá pela não interpretação correta dessas ameaças, e coisas simples passarão a ser um problema. O autoconhecimento auxilia a checar esses pensamentos e ajustar o que você sente, pensa e age em relação a tudo isso. Não está errado procurar ajuda profissional, pois contribuirá para identificar gatilhos, sinais corporais associados à ansiedade e aprender uma variedade de métodos para manejo dos sentimentos ansiosos e, se necessário, medicação para controle dos sintomas.
Gisele Texdorf Martins
CRP 08/10329
Instagram: @acolherpsicoelutos