Calma! Este devocional não é sobre problemas neurocognitivos, mas sobre nosso constante esquecimento de algo essencial à vida de um cristão: a paternidade de Deus. Existem muitos riscos quando nos esquecemos da paternidade de Deus, mas especificamente existe um que nos escraviza: o da busca por aprovação alheia.
ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?
ISAÍAS 64:8
Apesar de tudo, ó Senhor, és nosso Pai. Nós somos o barro, e tu és o oleiro; somos todos formados por tua mão.
1 JOÃO 3:1
Vejam como é grande o amor do Pai por nós, pois ele nos chama de filhos, o que de fato somos! Mas quem pertence a este mundo não reconhece que somos filhos de Deus, porque não o conhece.
FALANDO SOBRE O ASSUNTO
Se você está lendo este devocional, provavelmente você seja um filho de Deus. O apóstolo João afirmou: “Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (JOÃO 1:12). Quando somos encontrados pela paternidade de Deus, tudo muda. Independentemente de nosso pai terreno ter sido bom ou ruim, um simples vislumbre do Pai Eterno é capaz de penetrar tão profundamente em nosso coração fazendo com que jamais sejamos os mesmos. Porém, como diria um amigo meu: “O problema principal do cristão é o esquecimento”; esquecemo-nos com frequência de quem Deus é e do que Ele já fez por nós. Quando nos esquecemos da paternidade de Deus, consequentemente esquecemos de buscar sua aprovação.
Em Mateus 18:3, Jesus disse que se não nos tornarmos como crianças, não entraremos no Seu Reino. Uma criança sempre busca a aprovação de seu pai em tudo que faz. Dessa maneira, precisamos ser como crianças e sempre buscarmos a aprovação do nosso Pai. Se não buscarmos a Deus e Sua aprovação, buscaremos a aprovação alheia; ela, por sua vez, nos escravizará, visto que sempre teremos o sentimento de estarmos “em falta” com ela.
Esse assunto é de extrema importância para todos os universitários, pois se esquecermos da paternidade de Deus, as ideologias presentes na universidade estarão de braços abertos nos esperando. Quando trocamos a busca pelo sorriso de Deus pela busca por aprovação das pessoas, é questão de pouco tempo para que nos desviemos do caminho do Senhor. Sendo assim, apeguemo-nos a esta declaração do apóstolo Paulo: “Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos ‘Aba, Pai’, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus” (ROMANOS 8:15-16). Que jamais venhamos a nos tornar escravos da aprovação das pessoas, mas que sempre procuremos a aprovação do nosso Pai celestial!
QUESTÕES PARA DEBATE
- Você tem se esquecido da paternidade de Deus? Se sim, de maneira prática, o que acredita que deve fazer para que venha a se lembrar dela constantemente?
- Você tem vivido sob a aprovação do seu Pai ou das pessoas? Por quê?
- Além do risco de cair na escravidão da aprovação alheia, quais outros riscos corremos quando nos esquecemos da paternidade de Deus?
ORAÇÃO
Pai, perdoa-nos por todas as vezes que esquecemos da Tua paternidade! Perdoa-nos se tornamos a aprovação das pessoas mais importante do que a Tua para nós. Espírito Santo, ajuda-nos a lembrar da paternidade de Deus todos os dias. Que escolhamos viver sob a Tua atenção, Senhor! Em nome de Jesus, amém!
João Rech
Psicologia — Dunamis Pockets PUCPR