Planejamento ou controle?
Em muitas situações, o desejo de que tudo aconteça do nosso jeito pode nos levar à manipulação. Podemos cair na ilusão de que sabemos mais do que os outros, mas, na verdade, o que buscamos é o controle.
Rebeca fez isso mais de uma vez. Orientou seu filho Jacó a enganar o pai para receber a bênção da primogenitura, destinada a Esaú. Depois, pressionou seu marido, Isaque, afirmando que preferia morrer a ver Jacó casado com uma mulher heteia, a fim de garantir que ele fosse enviado para outra região.
Essa declaração é muito séria. Rebeca sabia que essas palavras fariam Isaque ceder à sua vontade.
Mais do que manipulação, isso revela um problema com o controle. Rebeca tinha tanta necessidade de dominar situações e pessoas que estava disposta a colocar sua própria vida como argumento. Seu medo de perder o comando a levava a atitudes extremas.
É fácil julgar as escolhas de Rebeca, mas não estamos tão distantes disso. Também recorremos a pequenas manipulações no dia a dia: contamos “mentirinhas” para convencer alguém, distorcemos fatos para parecer vítimas ou omitimos detalhes para que nossa vontade prevaleça.
Essas atitudes revelam uma tentativa de assumir o controle da vida, mas nós não somos donos da verdade, nem devemos agir como se soubéssemos mais do que todos. Muitas vezes não temos as respostas que tanto ansiamos, e precisamos aprender a confiar no agir de Deus, em vez de forçar que as coisas aconteçam como planejamos. Além disso, há momentos em que as pessoas ao nosso redor recebem do Senhor mais sabedoria e discernimento para tomar certas decisões, e precisamos confiar em seu julgamento.
O controle, quando ocupa espaço demais em nossa vida, pode se tornar um ídolo. Algo que rouba o lugar que só Deus deveria ocupar.
Talvez essa seja uma realidade na sua vida. Ou, quem sabe, pensar em situações fora do seu controle cause grande ansiedade e desconforto. Mas lembre-se: Deus é o único que detém todo o conhecimento. Entregar as situações nas mãos d’Ele é descansar na certeza de que fará infinitamente mais do que pedimos ou imaginamos.
Descanse em Deus. Deixe que Ele tome o controle, e com certeza Ele surpreenderá você.
Ensinamento de Rebeca: saia da rotina
Entregue
Escreva uma carta a Deus com todas as situações que têm roubado a sua paz e você não sabe como resolver. Entregue tudo ao Pai, peça que Ele tome o controle dessas coisas e descanse sabendo que Ele cuidará de tudo.
Renuncie
Identifique seus gatilhos e deixe-os para trás. Permita que as coisas saiam do seu planejamento e se deleite na imprevisibilidade da vida, que pela graça, ainda é controlada pelo Senhor.
Fuja da sua zona de conforto
Faça coisas que você não costuma fazer. Experimente coisas novas, se aconselhe com outras pessoas, viva novas experiências. Peça que Deus coloque em sua vida oportunidades de viver uma vida nova, livre das amarras do controle e que honre ao Senhor!