Será que nasci para sofrer?
Se você já conversou com algum sobrevivente de guerra, deve ter notado como parece que o brilho da vida nunca mais será o mesmo para aquela pessoa. As memórias de guerra são capazes de acinzentar a visão de qualquer um. A vida do profeta Jeremias foi parecida. Ele presenciou uma das piores destruições de Israel, viu seu povo sendo levado para o exílio e os que ficaram passarem fome, clamando desesperadamente por ajuda nas ruas, além mães com bebês em desespero (Lm 2). Jeremias foi perseguido, aprisionado, alvo de conspirações, acusado de traição… ganhou até o apelido de “homem que vive em terror” (Jr 20:10). Mais de uma vez ele se perguntou por que havia nascido, já que sua vida seria marcada por tanto sofrimento.
Talvez você nunca tenha passado por uma guerra com tiros e bombas, mas pode carregar feridas de traumas, abusos, perdas ou palavras que te machucaram profundamente. Em algum momento, talvez também tenha se questionado sobre a razão do seu nascimento.
O sofrimento nunca é agradável, ainda mais quando parece não ter fim. Mas a primeira coisa que precisamos nos lembrar é de que você não foi criado para sofrer. Quando estamos com dor, costumamos enxergar a vida apenas sob essa lente, como se não houvesse mais nada além dela. Mas quando o Senhor te planejou, Ele sonhou com uma vida abundante. Isso não significa que nunca passaríamos por desconfortos ou perdas; o mundo em que vivemos é mau, e até que Jesus volte, nossas memórias terrenas ainda nos marcarão.
Talvez você nunca consiga simplesmente “esquecer” o trauma que viveu, e este devocional não é um convite para apagar ou negar a sua dor. É um convite para ressignificá-la. Jeremias chorou a vida inteira (tanto que escreveu o livro de Lamentações), mas mesmo assim encontrou a vida em abundância que Deus havia preparado. E hoje essa mesma vida habita em você, através do Espírito Santo. A abundância não se limita às coisas terrenas: ela vive em nós como o brilho da eternidade! Como disse Jesus: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mt 5:4). Você já recebeu um abraço depois de chorar por horas? É diferente, é mais profundo do que um abraço em tempos de felicidade. O Senhor quer te dar esse abraço por dentro.
Talvez o terror ainda esteja te sufocando, mas Deus quer ser o ar que você respira e a âncora do seu coração. Mesmo que sua força pareça ter acabado, o Espírito Santo quer te vivificar, porque você não nasceu por acaso. O propósito da sua vida não é o sofrimento. Você nasceu para viver em Deus e, como Jeremias, descobrir que o Senhor nunca coloca sobre nós um peso que não possamos suportar (1Co 10:13). Se há algo difícil em suas mãos hoje, confie: aquele que te fortalece caminha ao seu lado.
Não desista.
Você não nasceu para sofrer
Respire fundo
Feche os olhos e imagine a coisa mais bonita que você já viu. Agora lembre-se: por mais linda que seja, isso nem se compara com a glória de Cristo preparada para nós na eternidade. Ainda assim, você já pode contemplar o Seu amor hoje. Peça ao Espírito Santo que revele isso ao seu coração.
Pratique a gratidão
Pense no que tem te causado sofrimento. Agora, tente transformar esse peso em gratidão: pelo que você pode agradecer hoje? Qual misericórdia do Senhor você já viu se renovar na sua vida?