Quem nunca sonhou que poderia salvar o mundo — ou ao menos fazer algo que trouxesse paz para dentro de casa? Quando pequenos não percebemos a dimensão dos problemas e o porquê de eles acontecerem. Tive muitos momentos de conflitos em minha adolescência, alguns deles por tentar resolver os conflitos internos dentro de minha casa; eu presenciei meus pais discutindo e brigando por assuntos que eu nem mesmo entendia e sempre me questionava se eu poderia resolvê-los. Quando amadureci e me converti, eu pude entender um pouco desses conflitos e compreender que muitos deles servem para o nosso crescimento e amadurecimento. Na Bíblia temos um ótimo exemplo para compreendermos como brigas e discussões podem nos trazer crescimento: a vida de José. Refletiremos também sobre como Deus é o mesmo em todo o tempo; mesmo quando Ele não nos livrar de uma situação difícil, continuará sendo o Senhor da nossa vida.
ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?
PROVÉRBIOS 26:20
Sem lenha, o fogo apaga; sem intrigas, as brigas cessam.
JOÃO 16:33
Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo.
FALANDO SOBRE O ASSUNTO
Os dois versículos em destaque trazem uma abordagem muito importante para o nosso tema. O primeiro nos mostra como lidar em momentos de discussões e brigas, enquanto o nos revela que Deus é o único que pode mudar o nosso entendimento e nos trazer paz após uma briga.
Como reagir às brigas
A história de José nos ensina que mesmo em um ambiente onde há exemplos negativos, como os irmãos dele, é possível sobreviver ainda que sem apoio. A Bíblia nos mostra com a vida de José que, a despeito do ambiente de muito ciúme e ódio no qual ele vivia, Deus estava presente para ajudá-lo (GÊNESIS 37:4-11).
José não queria ir para uma terra estrangeira, mas seus irmãos que o venderam como escravo e assim ele foi parar no Egito (GÊNESIS 37:28). O ódio de seus irmãos por ele, além de estabelecer tal situação, ainda os levou a mentir para o pai deles, Jacó. Eles contaram para o pai que José tinha sido morto por um animal, o que trouxe grande tristeza e luto para Jacó (vv.31-35).
No Egito, primeiramente, José serviu como escravo, conquistando a confiança de seu senhor Potifar com o tempo, mas, por conta de uma mentira, foi depois considerado traidor e lançado na prisão (GÊNESIS 39). Mesmo no cárcere “o Senhor estava com [José] e lhe dava sucesso em tudo que ele fazia” (v.23). Deus direcionou todas as coisas para que, na ocasião oportuna, José se tornasse governador do Egito (GÊNESIS 41:39-44) e viesse a perdoar seus irmãos quando estes foram até o Egito em busca de comida (GÊNESIS 42 E 45). A mensagem que Deus nos traz por meio da vida de José é: não importa o tamanho da sua dificuldade, pois se você é temente a Deus, Ele o guiará à Sua boa perfeita e agradável vontade.
Deus é o único caminho
A vida pode nos levar a situações como as de José, onde exemplos negativos podem nos afetar, contudo vale lembrar de que “o Senhor estava [sempre] com José” (GÊNESIS 39:2), e com isso as intrigas e as brigas podem perder o sentido para nós. Assim como José, precisamos confiar totalmente em nosso Deus, pois Ele é o único caminho, é o Senhor quem molda o nosso caráter e nos faz melhores a cada dia. Muitas vezes o desconfortável é necessário para crescermos e amadurecermos em Deus.
José foi um desses homens que passou por adversidades que poderiam o deixar para baixo e fazê-lo desistir de sua vida e de sua fé, mas Deus estava com José e ele confiava no Senhor.
QUESTÕES PARA DEBATE
- Você tem exemplos negativos ao seu redor? De que forma você tem lidado com eles?
- Você pensa em Deus quando vê alguém brigando ou quando está brigando com alguém? Que diferença isso traz aos resultados?
- Quais hábitos Deus mudou em você depois que se converteu a Ele?
ORAÇÃO
Deus, cria em mim um coração mais sensível ao Espírito Santo. Mostra-me, Senhor, o verdadeiro caminho, e que eu possa ser como José: enfrentar com Deus, primeiro, meus próprios conflitos a fim de conseguir lidar com os demais que se instauram ao meu redor, seja na família ou em outros ambientes. Que a dificuldade não seja maior que o meu Deus, e que por meio da minha vida, pessoas possam conhecer o verdadeiro caminho. Em nome de Jesus. Amém!
Daniel Martinez
Agronomia — Move UTP