Aventurando-se através da Bíblia
De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia é um livro sobre Jesus Cristo. Em símbolo, em contos, em visão profética, em relatos de simples narrativa, em história, em poesia, em cada aspecto e dimensão do livro, o foco é sempre no Filho de Deus. Ele é o fio condutor do livro.
Não chegamos ao conhecimento do Filho de Deus sem um processo de aprendizagem, sem um compromisso consciente para uma compreensão sempre crescente de Sua verdade. É por isso que, juntos, estamos nos aventurando através deste incrível livro.
Visão orbital
Qual é o modo “certo” de olhar para o mundo? Na maioria das vezes, vemos o mundo a olho nu. Os físicos, no entanto, usam aceleradores de partículas poderosos para ver o mundo de um átomo ou um elétron de cada vez. Os astronautas saem em órbita e olham o mundo lá de cima, a distância, vendo o mundo inteiro com seus continentes, mares e padrões climáticos cíclicos. Quem tem a visão “correta” do mundo: o físico, o astronauta ou o observador a olho nu?
Resposta: Todos eles. Cada um vê o mundo em uma escala diferenciada, a partir de uma perspectiva diferente; e cada ponto de vista é válido em sua própria maneira.
E qual é o modo “certo” de olhar para a Bíblia? Ela deve ser examinada minuciosamente, frase por frase e verso por verso? Ou devemos estudar a Bíblia livro por livro? Ou devemos voltar e ter uma visão mais panorâmica, a visão do astronauta, vendo os grandes temas e alcance histórico da Bíblia como se fosse da órbita? Resposta: Cada método é igualmente válido, oferece uma perspectiva diferente e serve a um propósito específico.
Vamos sondar o grande projeto da Palavra revelada de Deus e descobrir como cada parte da Bíblia se encaixa com todas as outras partes. E, assim, descobrir a autoria divina por trás de cada livro e cada escritor humano.
As divisões do Antigo Testamento
Há quatro divisões do Antigo Testamento e cada uma delas é especialmente concebida para nos preparar para um relacionamento com o Senhor Jesus Cristo. Da história das origens da humanidade à história de Israel à grande poesia do Antigo Testamento aos livros trovejantes de profecia, cada parte do Antigo Testamento estabelece o seu próprio fundamento da verdade.
Pentateuco - OS LIVROS DE MOISÉS.
Estes cinco livros nos levam da origem do Universo e da humanidade, em direção à maturidade através da apresentação do pecado (e o primeiro brilho do plano de salvação), o primeiro julgamento da humanidade através do Dilúvio, os heróis da fé (Abraão, Isaque, Jacó e José), o início da nação de Israel, o cativeiro no (e a saída do) Egito, a liderança de Moisés, a apresentação da lei, a perambulação no deserto, e até as fronteiras da Terra Prometida.
Históricos - DE JOSUÉ A ESTER.
Os livros históricos dão uma contribuição única para a obra preparatória do Antigo Testamento Esses livros traçam a história de uma nação com um ministério específico: o de representar Deus ao mundo e perpetuar a linhagem daquele que iria nascer, o Messias, o Filho de Deus.
Poéticos - DE JÓ A CÂNTICO DOS CÂNTICOS.
Esses são os livros poéticos que expressam tanto o louvor quanto o protesto do coração humano. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos deixam nosso coração exposto a Deus, expressando honestamente nossa dor e desejo pelo Senhor. Não há uma única emoção que experimentemos na vida que não seja expressa nestes livros.
Proféticos - DE ISAÍAS A MALAQUIAS.
Esses são os livros onde Deus diz o que Ele vai fazer. Há 17 desses livros, geralmente divididos entre profetas “maiores” e profetas “menores”. Não são maiores ou menores em relevância — somente na extensão. Quer sejam curtos ou longos, todos esses livros contêm grandes verdades para nossa vida.