Siga as dicas abaixo e conduza os pequenos a uma vida diária com Deus
O capítulo 2 do Evangelho de Lucas nos fala um pouco sobre como foi o crescimento do menino Jesus. Ele crescia não apenas fisicamente, mas “era fortalecido em espírito, e cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele” (versículo 40).
Esse é o modelo de crescimento que devemos almejar para os nossos filhos e alunos. Entre os nossos planos para 2026 deve, obrigatoriamente, estar: conduzir minhas crianças a um relacionamento diário com Cristo.
Planejar momentos devocionais com as crianças e ter um material de apoio para isso é uma estratégia que vai lhe ajudar muito no propósito acima. Mas, calma, sem ansiedade, o Pão Diário Kids listou algumas dicas para que você alcance essa meta de maneira leve e saudável.
Entendendo o que é vida devocional
No livro “Ensinando no Caminho”, de Melina Pockrandt (Editora Publicações Pão Diário), a autora ensina que a palavra “devocional” vem de devoção e está relacionada à atitude de admiração a algo, neste caso, a Deus. Ter uma vida devocional diz respeito a investir tempo no relacionamento com o Senhor por meio da oração, da leitura da Bíblia e da adoração.
Quando Jesus clama na oração do Pai Nosso: “dá-nos hoje o pão para este dia” (Mateus 6:11), ele está querendo dizer que a cada dia devemos clamar pela graça do hoje. Assim como nos alimentamos e nos higienizamos diariamente para atender às demandas do dia, devemos fazer o mesmo com a busca pelo alimento espiritual da parte de Deus.
DICA 1 – Respeitando a faixa etária
Impor um modelo devocional inapropriado para a idade de uma criança pode traumatizá-la e fazer com que ela encare o momento com Deus como algo entediante. Entenda algumas diferenças:
Antes da alfabetização, o tempo devocional precisa ser guiado, devido às limitações de leitura. A retenção da concentração nessa faixa etária também é limitada, ou seja, cuidado para não planejar meia hora de devocional e obrigar a criança a ficar parada ouvindo. No caso delas, 15 minutos de profunda dedicação à Deus e sua Palavra já podem ser impactantes.
Os maiores de 6 anos que já estão em processo de alfabetização, podem e devem participar da leitura em alguma medida. Isso já vai desenvolvendo neles uma autonomia que os ajudará a terem uma vida devocional sozinhos quando forem maiores.
Conforme a idade permite, as interações também devem ser maiores. Devocional não é a hora de grandes discursos moralistas dos pais, mas é o momento de conduzir à reflexão. Ou seja, perguntar o que entenderam do texto, pedir para contarem se já passaram por alguma situação semelhante ao do personagem bíblico e abrir espaço para que a criança ore, é enriquecedor.
DICA 2 – Escolhendo o momento e o local apropriado
É preciso que você determine intencionalmente quando acontecerão os momentos devocionais da sua família e em qual local. Rotina é uma palavra-chave na vida da criança. Se ela entender que buscar a Deus faz parte da rotina familiar e que se reserva um tempo e um lugar para isso, ela vai receber de forma mais positiva e leve, por ser previsível.
Entendam juntos como funciona a rotina da família para compreenderam qual é o momento mais adequado para tanto e façam acordos: ao se levantarem, antes de dormir, na hora do café da manhã, quando todos chegam em casa após a escola/trabalho, na sala de casa, no quarto da criança etc.
A rotina da vida é muito pesada? Não se prendam a regras extremamente rigorosas, então. Pasmem: às vezes o momento ideal será no carro, enquanto vocês trilham um longo trajeto da escola para casa. Nessa ocasião, vocês podem ouvir um devocional em áudio e refletirem juntos sobre ele, orando a respeito logo que chegam em casa, antes de dormir, que tal?
DICA 3 – Pense em um formato
Louvar, refletir na Palavra e orar. Falar com Deus e deixar Deus falar com a gente. Sabemos que o relacionamento com o Pai envolve esses elementos. Diante disso, é interessante elaborar um formato para o devocional da família. Exemplo: vamos começar cantando um louvor, depois lemos um trecho bíblico ou material devocional e conversamos sobre ele e, em seguida, oramos.
Esse formato pode e deve mudar conforme a condução do Espírito Santo, ou seja, há ocasiões que a criança vai querer confessar algo e isso vai durar mais tempo, outros momentos, o louvor vai tomar mais espaço e haverá episódios que a leitura instigará mais.
Lembre-se: ter o momento da criança falar e desabafar é fundamental. A oração não precisa ser só ao final. Ensine que orar antes da leitura bíblica é importante para pedir que o Espírito nos revela a Palavra, por exemplo.
DICA 4 – Escolha um recurso apropriado
O tempo devocional precisa conter a leitura da Palavra de Deus, pois ela é o agente de transformação e renovação da mente.
Entretanto, lembre-se: a criança tem uma linguagem diferente do adulto, ela é guiada pela brincadeira e pela poesia da vida. Diante disso, escolher um recurso devocional voltado para o público infantil, pode ajudar a família a tornar esse momento mais lúdico e descontraído, adaptando o trecho bíblico à imaginação e ao cotidiano da criança.
Para lhe dar suporte, a equipe do Pão Diário Kids separou alguns devocionais infantis que podem lhe ajudar a conduzir o seu filho ou aluno para mais perto de Deus e da sua Palavra. Acesse aqui!
Devocionais em vídeo
O canal do Pão Diário Kids no YouTube também pode lhe oferecer recursos devocionais audiovisuais para crianças. Acesse aqui!
Quer mais dicas como esta?
Acesse o nosso canal Sementes Pão Diário Kids no YouTube. Comece com o vídeo abaixo!