“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos Mutuamente… “ (COLOSSENSES 3:16)
Os homens piedosos da antiguidade, por meio de quem as Escrituras chegaram a nós, eram fiéis em suas exortações sobre fé pessoal e piedade, características da igreja primitiva.
O método apostólico de ensinar, instruir e encorajar alicerçava-se sobre a doutrina cristã sólida e fundamental. Esse foi o método de Paulo em suas cartas no Novo Testamento. Primeiramente, ele deu a seus leitores razões escriturísticas para certas ações e atributos cristãos. Ele proveu a base e a razão — e, então, exortou os leitores a responder adequadamente.
Não sabemos se Paulo era o escritor do livro de Hebreus, mas o método de exortação é semelhante ao de Paulo. Temos garantia de que Cristo é maior do que Moisés e maior do que os anjos; e que Ele comprou a salvação da humanidade.
E então a exortação: se todas essas coisas são verdadeiras, deveríamos, então, continuar amando-nos e orando uns pelos outros.
É um argumento bom e gracioso: quando temos razões para fazer algo, devemos executá-lo sem atraso e sem reservas!
Senhor, oro hoje por toda a instrução bíblica apresentada por mestres em nossas instituições cristãs e por pastores em nossas igrejas. Que Tua Palavra seja ensinada com clareza e poder, advinda da unção do Teu Espírito. Amém.
A.W. Tozer