Guardando o coração
Desde adolescentes, ouvimos sobre a necessidade de guardarmos o nosso coração. Ao contrário do que geralmente pensamos, esse assunto vai muito além dos relacionamentos amorosos, pois trata-se do cerne da própria vida e o cuidado que devemos dispensar a ela. A palavra guardar significa “vigiar para defender, proteger, preservar” ou “tomar conta, zelar por” (Houaiss, 2009). Foi nesse sentido que Deus ordenou a Adão guardar o Éden. E assim como o Senhor proveu a Adão todos os recursos necessários para que ele pudesse obedecê-lo e proteger o jardim, hoje Deus nos concede tudo o que precisamos para proteger o nosso “jardim”, o lugar onde há vida em nós, o lugar da Sua habitação. O que prevalece em nosso coração não está condicionado ao que vem de fora — como influências, es mu- los ou palavras de provocação — mas ao que decidimos cultivar em nosso interior. Quando nosso coração está guardado, Deus tem espaço, tempo e liberdade para agir em nós e através de nós. Ele se torna o lugar de habitação do Senhor na Terra por meio do Espírito Santo.
Falando sobre o assunto
Nossa responsabilidade
Provérbios 4:23 usa o verbo guardar no imperativo: guarde a m de nos responsabilizar e orientar quanto ao nosso interior. Isso significa que a responsabilidade de guardar o coração é nossa, não de Deus! O Senhor nos concede graça, sabedoria e discernimento para nos capacitar fazer isso, mas Ele não o faz por nós!
É uma grande responsabilidade, mas o Senhor não nos deixa desamparados. Pois Jesus já abriu o caminho e nos deu o perfeito exemplo de como cumprir tal ordenança.
Graças ao Seu perfeito sacrifício, podemos chegar diante do Pai em sincero arrependimento e fé, pois Aquele que prometeu é fiel para completar Sua boa obra em nós (HEBREUS 10:19-23).
Nossa prática
Somente quem tem o coração puro pode ver a Deus (MATEUS 5:8), e esse é o grande objetivo para nos guardarmos — permanecer na presença de Deus com “mãos puras e o coração limpo” (SALMO 24:4). O apóstolo Pedro, em sua segunda carta, nos dá uma direção de como podemos exercitar isso em nossa vida. Ele nos orienta a adicionar diversos elementos a fé: bondade, conhecimento, domínio próprio, perseverança, fraternidade e amor (2 PEDRO 1:5-10).
Se nos empenharmos para reafirmar o chamado de Deus para a nossa vida, obedecendo-o em todas as coisas, e isso inclui guardar o nosso coração, permaneceremos protegidos das ciladas do inimigo e preparados para a vinda do nosso Senhor Jesus, nossa esperança eterna.
Onde encontrar na Bíblia?
PROVÉRBIOS 4:23
Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida.
GÊNESIS 2:15
O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cultivá-lo e tomar conta dele.
MARCOS 4:3-9
“Ouçam! Um lavrador saiu para semear. Enquanto espalhava as sementes pelo campo, algumas caíram à beira do caminho, e
as aves vieram e as comeram. Outras sementes caíram em solo rochoso e, não havendo muita terra, germinaram rapidamente, mas as plantas logo murcharam sob o calor do sol e secaram, pois não tinham raízes profundas. Outras sementes caíram entre espinhos, que cresceram e sufocaram os brotos, sem nada produzirem. Ainda outras caíram em solo fértil e germinaram, cresceram e produziram uma colheita trinta, sessenta e
até cem vezes maior que a quantidade semeada”. Então ele disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça com atenção!”.
Questões para debate
Você compreende a importância de guardar o coração e a implicação disso no seu relacionamento com Deus e com os outros? Como isso tem se revelado?
Você tem buscado o auxílio do Espírito Santo para conseguir ser fiel a este compromisso? De que maneira?
Como você tem enfrentado as tentações e o pecado? Compreende a gravidade das consequências deles em sua vida?
Oração
Pai, agradeço-te por teres enviado Teu Filho Jesus para se sacrificar por mim e me salvar da morte eterna! Obrigada, Jesus, por me perdoar e me purificar de meus pecados, e por jamais se cansar de me receber e me ensinar sobre o Teu amor.
Ensina-me, Espírito Santo, como Jesus a guardar meu coração em meio a uma rotina atropelada e de tantos es mulos que tentam me distrair. Declaro que minha vida pertence ao Senhor e nenhuma tentação será capaz de me afastar do Teu amor. Eu o amo, Senhor, e desejo que esse amor cresça a cada dia mais! Ajuda-me a desenvolver um caráter santo e uma vida devota somente a ti.
Julia Gonçalves
Bacharelado em Design — UTFPR em Cristo