FÉ VERSUS INCREDULIDADE
Pense por um instante em tudo o que sua mente conecta ao ouvir a palavra fé. Talvez venham à sua memória palavras como acreditar, esperança, confiança; ou imagens de pessoas sendo curadas, expectativas e sonhos tornando-se realidade; ou contextos com cenários religiosos; ou ainda pessoas com um brilho diferente no olhar que contagia e motiva outros. Pois bem, diante dessa questão, hoje vamos conversar um pouco sobre como conhecer a Jesus tem a ver com fé, e o quanto isso é relevante quando nos deparamos com a incredulidade.
ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?
HEBREUS 11:6
Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
HEBREUS 12:2 NAA
…olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.
FALANDO SOBRE O ASSUNTO
O Autor e Consumador da Fé
Antes de questionar o que é fé e se você a tem ou não, convido-o a olhar para Jesus e a conhecê-lo. A Bíblia, em Hebreus 12:2, nos orienta a olhar firmemente para Jesus, “o Autor e Consumador da fé”, que suportou a cruz por causa “da alegria que lhe estava proposta”. Você sabe que alegria é essa? Ver “o fruto do penoso trabalho de sua alma…” (ISAÍAS 53:11 ARA), ou seja, a salvação de muitas pessoas. A fé salvadora tem origem e destino: Jesus Cristo. Um autor tem sua assinatura e créditos em sua obra, portanto, não podemos dissociar Cristo da fé que é “a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” (HEBREUS 11:1 NAA).
Sem fé é impossível agradar a Deus
O Autor da fé revela, mediante Sua natureza e ações, algo muito precioso. Lembremo-nos do que Jesus disse: “…aquele [Deus Pai] que me enviou está comigo; ele não me abandonou, pois sempre faço o que lhe agrada” (JOÃO 8:29). De fato, em Cristo não havia um pingo de incredulidade ou deslize na fé, visto que “sem fé é impossível agradar a Deus…” (HEBREUS 11:6 – ênfase adicionada). Jesus em todo o tempo agradou ao Pai e conhecia Seu propósito eterno, ainda que isso significasse ser esmagado como oferta pelo pecado da humanidade: “Todavia, ao Senhor agradou esmagá-lo, fazendo-o sofrer. Quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado, verá sua posteridade […] e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos” (ISAÍAS 53:10 NAA).
A fé vem pelo ouvir a mensagem de Cristo
Quando a mensagem do evangelho nos é apresentada, a fé encontra lugar em nós, pois “a fé vem por ouvir, isto é, as boas-novas a respeito de Cristo” (ROMANOS 10:17) e podemos reconhecer a Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida. Desse modo, a vida do Autor da fé é gerada em nós: “…assim já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (GÁLATAS 2:20 – ênfase adicionada). Essa verdade confronta a incredulidade que bate à porta, ou que até mesmo já está enraizada no coração. A incredulidade não tem como habitar onde Jesus está. À medida que conhecermos o Senhor, Ele nos transforma “gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele” (2 CORÍNTIOS 3:18). E com essa nova natureza, não nos falta fé.
QUESTÕES PARA DEBATE
- Em meio à correria da vida universitária, você tem se lembrado de olhar firmemente para Jesus e ouvir a Sua palavra?
- Em que aspectos de sua vida você percebe sua fé enfraquecida?
- Leia Romanos 1:17 e 5:1; medite sobre o efeito da fé em seu relacionamento com Deus e converse com alguém a respeito disso.
ORAÇÃO
Pai, pela Tua Palavra, derrama fé em nosso coração hoje. Queremos agradar-te conhecendo os Teus propósitos e colocando a nossa fé em ação. Fixamos nosso olhar no Senhor para vencer cada desafio diante de nós sem desanimarmos. Agradecemos-te por não nos deixares sozinhos e por podermos confiar em ti, que nos amou, salvou e resgatou. Em nome de Jesus. Amém!
Tieme B. Harfouche
Engenharia Florestal — UFPR