Do Egito à Terra Prometida: Por que Deus permitiu a escravidão?


Uma pergunta difícil, uma resposta bíblica
Você já se perguntou por que Deus permitiu que o povo de Israel fosse escravizado no Egito? Se Ele é soberano e todo-poderoso, por que não os livrou antes?
Essa é uma daquelas questões que podem nos deixar pensativos. Mas a resposta não está em opiniões ou achismos, e sim no que a Bíblia nos revela. Esse é o limite que o Senhor estabeleceu para nosso conhecimento de Sua vontade.
No livro A jornada no deserto conseguimos compreender a história entrelaçada à narrativa bíblica. E, quando olhamos para os textos bíblicos, percebemos que Deus tinha um plano maior por trás desse período de sofrimento.
O Egito e a escravidão: mais que um cativeiro físico
A escravidão do povo de Israel no Egito não foi um acaso. Deus já tinha falado com Abraão sobre isso muito antes:
Fique sabendo, com certeza, que a sua posteridade será peregrina em terra alheia, será reduzida à escravidão e será afligida durante quatrocentos anos. (Gênesis 15:13)
Ou seja, esse período de sofrimento foi permitido por Deus, mas nunca esteve fora de Seu controle. Na verdade, Ele usou esse tempo para transformar um grupo de pessoas desobedientes e distantes em uma nação forte e preparada para herdar a Terra Prometida. Podemos ler em Êxodo 1:12:
Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam, de maneira que os egípcios se inquietavam por causa dos filhos de Israel.
Mesmo em meio à dor dos israelitas, Deus estava cumprindo Seu plano.
O propósito maior: libertação e transformação
A história do povo de Israel também reflete a nossa realidade espiritual. Assim como eles foram escravizados no Egito, todos nós já estivemos presos ao pecado. Mas Deus enviou Jesus para nos libertar:
Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres. (João 8:36)
No momento certo, Deus escolheu Moisés para prover libertação ao povo e guiá-los pelo deserto até a Terra Prometida. Ele enfrentou faraó, esteve com o povo durante 40 anos, ajudando a manter a fé viva e mostrando o poder de Deus em cada desafio.
Mas antes de chegar à Terra Prometida como povo liberto, Israel precisou aprender a confiar em Deus. E nós? Quantas vezes erramos, enfrentamos situações difíceis antes de enxergar as promessas e a vontade de Deus para nossa vida?
Para um estudo mais profundo
A trajetória do povo de Israel está repleta de lições valiosas para nossa caminhada com Deus. No livro A Jornada no Deserto, você encontra uma leitura ainda mais profunda sobre esse e outros temas, entendendo não só os eventos históricos, mas também as aplicações para nossa vida espiritual.
Quer entender melhor o que essa história tem a ver com você? Então vale a pena conferir essa leitura e descobrir o que Deus quer te ensinar com a jornada de Israel!