Como escolher um livro infantil?


Dar um livro a uma criança pode ser enriquecedor. Um presente capaz de ampliar o repertório cultural, desenvolver a imaginação e incentivar o gosto pela literatura. Além disso, diante do mundo agitado das telas – com frames acelerados, luzes coloridas e narrativas agitadas para os pequenos – a possibilidade de passar o olhar sem pressa pelas letras, compondo frases e significados no tempo do leitor, e de fruir ilustrações com estéticas das mais variadas, também guarda em si o poder de acalmar a alma.
Se o benefício é certo, a assertividade da escolha nem tanto. Como escolher um livro para presentear uma criança é uma dúvida frequente. A equipe do Sementes Pão Diário Kids separou abaixo algumas orientações para ajudar você nessa missão:
Saber a idade da criança é importante!
A classificação por faixa etária pode, sim, ser um guia inicial. Isso porque ela considera algumas questões mais gerais sobre processos de desenvolvimento, níveis de aprendizagem e escolaridade. Pode, ainda, levar em conta as temáticas que se relacionam mais com as vivências desta ou daquela idade.
Ou seja, na hora de escolher um livro para um pequenino, é importante ter em mente que existem conjuntos de habilidades, competências e experiências que marcam com mais intensidade fases específicas da vida da criança e a categorização da literatura infantil por faixa etária considera esse panorama.
Atenção ao perfil do leitor
A classificação por faixa etária, porém, não deve ser o critério singular de escolha na hora de comprar um livro. Afinal, existem peculiaridades no desenvolvimento de cada criança e, ainda, gostos e comportamentos leitores característicos de cada indivíduo.
Diante disso, alerta-se para o fato de que a seleção da obra precisa avaliar o perfil do leitor. Por exemplo: existem aqueles que já passaram da primeira infância, mas que podem se mostrar atraídos pela sensibilidade e pela brincadeira proposta em títulos direcionados aos menores. Já alguns recém-alfabetizados, podem demonstrar precocemente facilidade com a leitura de obras mais complexas, indicadas aos maiores. Outro ponto de observação diz respeito às crianças atípicas, para algumas delas, as classificações etárias tradicionais podem não funcionar.
De olho nas temáticas de maior interesse
Por fim, as crianças demonstram desde muito novas as temáticas que mais lhe agradam, sejam elas próprias do universo da fantasia ou das situações cotidianas da vida. E ter um olhar carinhoso para esses gostos pessoais também é um ponto positivo na escolha.
Há aqueles que amam histórias de aventuras e mistério, com detetives, mapas e segredos. Outros têm uma apreciação especial por reis, rainhas e castelos da era medieval. Alguns demonstram se agradar das fábulas, com seus animais humanizados e caricatos.
Os que já possuem vida escolar, podem se identificar com histórias ambientadas nesse universo. Os bebês até 4 anos, possivelmente vão gostar das narrativas que envolvem as relações afetivas entre familiares. Os pré-adolescentes, de forma geral, dão importância especial aos laços de amizade e às situações decorrentes desses relacionamentos.
Confira algumas dicas de livros do Pão Diário Kids por faixa etária:
Faixa etária indicativa de 3 a 6 anos
3) Histórias Bíblicas na Visão dos Animais
5) A Fantástica História de Deus para você
Faixa etária indicativa de 7 a 9 anos
1) O Dia Chuvoso do Sapo e Outras Fábulas
3) Rafa e o Rei
Faixa etária indicativa de 9 a 11 anos
1) Teologia
2) Maravilhoso
3) Halley – Manual Bíblico para Crianças
Gostou das dicas? Conheça mais o Projeto Sementes Pão Diário Kids aqui e fique atento aos nossos conteúdos!