Mais que um devocional.

Pensava que essas coisas eram valiosas, mas agora as considero insignificantes por causa de Cristo. Sim, todas as outras coisas são insignificantes comparadas ao ganho inestimável de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, deixei de lado todas as coisas e as considero menos que lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e nele ser encontrado. Não conto mais com minha própria justiça, que vem da obediência à lei, mas sim com a justiça que vem pela fé em Cristo, pois é com base na fé que Deus nos declara justos. Quero conhecer a Cristo e experimentar o grande poder que o ressuscitou. Quero sofrer com ele, participando de sua morte, para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dos mortos!
Filipenses 3:7-11

Minha irmã mais nova tem uma queda pelo ator britânico Tom Hiddleston. Ela é capaz de me dizer qual linha de trem ele usa quando está na Inglaterra e quais cafés ele frequenta. Ela está agora em uma negação resoluta quanto à morte de seu personagem no filme Vingadores: Guerra Infinita.

Contudo, não importa o quão empolgada minha irmã fique ao descobrir algo novo sobre sua estrela de cinema favorita, visto que essa emoção é incomparável com a alegria de amar e ser amada por alguém real.

O namorado dela a surpreendeu em seu último aniversário com um presente e um lindo cartão que ele escreveu, ela simplesmente amou, assim como o outro presente de todos os seus amigos em comum. Sua consideração e a familiaridade com a qual ele de fato a compreendia comoveram minha irmã profundamente, de uma forma que jamais se saberia sobre alguém à distância.

Nem todos nós temos namorado ou namorada ou somos casados. Porém todos somos convidados a um relacionamento íntimo com o Deus que nos conhece e nos ama incomparavelmente. Ao escrever à igreja de Filipos, Paulo lhes diz que ele valoriza tanto esse relacionamento com Cristo, que está disposto a “perder” sua linhagem, sua educação eminente, sua carreira, sua posição de prestígio e sua reputação para buscar e desfrutar tal relacionamento (Filipenses 3:5,6). 

Deve ter sido um relacionamento que levou Paulo a uma profunda satisfação. Ele não devia simplesmente saber de Jesus — apenas conhecer os fatos sobre alguém não incita um amor que anseia por ser parte do sofrimento de outra pessoa (v.10). Paulo deve ter experimentado algo transformador e completamente gratificante quando conheceu Jesus. Ao conhecer a Cristo, Paulo foi liberto dos fardos de tentar alcançar uma boa posição diante de Deus por meio de suas realizações e de sua linhagem, mas encontrou aceitação através da obra consumada de Cristo na cruz.

A palavra “conhecer” que Paulo usa quando diz “Quero conhecer a Cristo” (v.10) vem do grego ginosko. É a mesma palavra que a Bíblia utiliza para descrever a forma como um marido e uma esposa conhecem um ao outro na intimidade (Mateus 1:25).

É maravilhoso pensar que é possível ter esse tipo de relacionamento com Deus: cheio de prazer e satisfação de ser totalmente vulnerável e amado, um relacionamento moldado por uma intimidade tão profunda que os dois se tornam um.

Esse é o relacionamento para o qual Deus está nos chamando a fim de que possamos usufruir novamente da unidade com Ele. Tal relacionamento sara a angústia de se estar separado de Deus devido à Queda e nos proporciona o privilégio de sermos Seus amigos íntimos para participar do sofrimento de Cristo (v.10).

Ao ser atraído de volta à unidade com Cristo, nós nos tornamos “como ele na sua morte” — morrendo para a nossa natureza pecaminosa e rendendo-nos a Deus (v.10 NTLH) — e “ressuscitado da morte para a vida” — capaz de passar toda a eternidade na presença do Seu amor e da Sua graça (v.11 NTLH). É em conhecer e ser conhecido por Jesus que nos tornamos plenamente vivos.

Vamos conhecê-lo. Não da maneira como conhecemos uma estrela de cinema, alguém sobre quem colecionamos fatos e conhecemos apenas de longe. À medida que lermos as Escrituras, convidemos Cristo para abrir nossos olhos a uma nova revelação de quem Ele é e de como Ele nos vê. Oremos para que essa revelação seja tão profunda e íntima que desvie nosso olhar das coisas do mundo e da nossa confiança em nós mesmos e nos aproxime dele.

Nelle Lim

Aplicativo Pão Diário Tudo em um só lugar

Devocionais, planos de leitura, podcasts, rádio e muito mais.

Screenshot das telas do app Pão Diário

Inscreva-se para não perder as novidades e descontos exclusivos

Em todo o mundo algo novo todo dia.

A nossa missão é tornar a sabedoria transformadora da Bíblia compreensível e acessível para todos.

Perguntas frequentes

Pão Diário é o devocional que traz reflexões e aplicações práticas do cotidiano. É um produto de Ministérios Pão Diário, uma organização cristã que se dedica a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual por meio de materiais devocionais, livros, estudos bíblicos e recursos online.

O principal objetivo é é ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais profundo com Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras Sagradas.

Você pode se cadastrar para ler diariamente em seu e-mail, fazer sua leitura em nosso site, baixando o APP Pão Diário ou adquirindo uma cópia impressa.

Você pode se cadastrar para ler diariamente em seu e-mail, fazer sua leitura em nosso site, baixando o APP Pão Diário ou adquirindo uma cópia impressa.

R. Estrada da Graciosa, 4045 | 83413-200 | Mauá | Colombo – PR

Tel: (41) 3257 4028

brasil@paodiario.org

Fale conosco: Tel: 41 3257 4028​  |  brasil@paodiario.org