Conexão Universitária – As tentações da vida universitária

Desde que ingressei na faculdade, já tinha certeza de que viria sobre mim as tentações da vida universitária! Mas que tentações são essas? A vida de um estudante não é apenas sentar-se em uma sala de aula com a finalidade de adquirir novos conhecimentos? Com certeza, não! Se você é um estudante universitário, certamente entenderá o que estou falando. É no meio acadêmico que podemos ter um vasto contato com as tentações que o mundo oferece. Logo que entrei na faculdade, precisei enfrentar esse gigante em minha vida. Junto com novos aprendizados, novos amigos e experiências, vieram também diversos riscos quanto a cair nas armadilhas que o inimigo prepara para nós. É por meio de simples convites como estes: “Vamos ali no barzinho? Acabando o intervalo já voltamos pra aula”, ou então “Vai ter uma festinha do pessoal da faculdade esse fim de semana, vamos?”, que abrimos concessões e acabamos dando margem para que as paixões do nosso coração nos dominem.






ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

TIAGO 1:2-4

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte.




1 CORÍNTIOS 10:13

As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel,

e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

As tentações vêm 

Assim como em qualquer outra área da vida onde podem ocorrer alguns desafios, seja em casa, no trabalho ou até mesmo com os amigos, enfrentaremos dificuldades na faculdade. Ao ingressarmos nela, teremos um gigante a vencer: as tentações da vida universitária. Contudo, mantendo os olhos fitos no alvo, seremos mais que vitoriosos em Cristo. Não é segredo para ninguém as atrações que um universitário enfrenta. Pois é nesse momento que a juventude aflora à pele e os desejos naturais da carne são atiçados. É diante daquilo que é natural ao homem que seremos tentados a sucumbir ao desejo pecaminoso. Isso não é um sentimento de outro mundo ou algo anormal de acontecer, muito pelo contrário. Os desejos da carne são estímulos naturais de serem sentidos visto que permeiam o homem natural, e justamente por esse motivo a Bíblia nos exorta a fazer “morrer as obras do corpo” (ROMANOS 8:13) e a deixar “que o Espírito guie [nossa] vida” (GÁLATAS 5:16). Por esses anseios habitarem em nossa natureza humana, em qualquer ambiente ou meio onde estivermos inseridos, o inimigo armará suas armadilhas para nos tentar, investindo em sensações ou estimulando desejos que podem se tornar pecado. Portanto, devemos sempre estar preparados para as tentações oferecidas, pois, como Paulo afirma em 1 Coríntios 10:13, as tentações estão na vida do homem, mas Deus não permite que elas sejam maiores do que podemos suportar. Sempre que formos tentados, o Senhor proverá o necessário para resistirmos.

 

Mantenha-se firme

“Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti” (SALMO119:11). O grande segredo para vencer as tentações é sempre se manter firme nas convicções reveladas na Palavra de Deus, perseverando na fé em meio às provações. A fé deve ser exercida, e a confiança convicta na obra de salvação e redenção realizada por Cristo Jesus deve estar firmada em nosso coração. A partir do momento que a fé em Jesus é abalada, uma brecha é instaurada e, assim, o inimigo ganha não somente espaço, mas também macula a pureza do coração e distorce a plena convicção do poder da graça e da salvação.

 

E se pecarmos?

Quando pecarmos, devemos nos arrepender verdadeiramente e buscar entender com clareza o que nos levou a pecar. Jesus morreu para nos livrar da condenação do inferno, de forma que, se nos entregarmos verdadeiramente a Cristo, Ele nos perdoará de nossos pecados. De fato, Jesus não veio para nos condenar, mas para nos salvar (JOÃO 3:17), livrar-nos do fardo do pecado. Contudo Ele nos pede: “…não peque mais…” (JOÃO 8:11), assim procuremos agradar o Senhor. E se cairmos em tentação, que o arrependimento e a confissão (1 JOÃO 1:9) sejam nossa primeira parada. Portanto, busquemos as coisas do alto (COLOSSENSES 3:2) a fim de resistir as tentações da vida universitária e sigamos este sábio conselho: “Mantenham-se afastados de toda forma de mal” (1 TESSALONICENSES 5:22).






QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- O quanto você tem se permitido ser tentado por não tomar uma posição em Cristo?

2- Quais hábitos você deve mudar para se posicionar como cristão dentro da universidade?

3- Você tem colocado sua vida, suas falhas e seus pontos fracos diante de Jesus? Caso não, o que o impede de fazer isso? E se sim, como tem sido essa experiência?

 

ORAÇÃO

 

Senhor, perdoa-me por muitas vezes dar espaço ao pecado em minha vida, sem entregar minhas fraquezas ao Senhor. Que eu não sucumba às tentações da vida universitária, mas que eu seja um canal que transborde a Tua presença por onde eu for. Que por intermédio da minha vida, pessoas ao meu redor sejam impactadas pelo Teu amor e pela Tua graça. Que eu me mantenha firme em Teu propósito e com o olhar fixo em ti, Jesus. Agradeço-te por me ensinares cada vez mais por meio da Tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém!

 

Matheus Fiorillo

Engenharia Automotiva — Faculdade da Indústria