Mais que um devocional.

Revisitando a fé Descobrindo a Palavra
Revisitando a fé estudo 4 Descobrindo a Palavra

LIÇÃO 4

Revisitando a fé

Para responder alguns questionamentos, revisitando a fé e minha decisão original de seguir a Cristo, me voltei à Bíblia. Como eu amo ler, não demorou muito para descobrir que muitos registros históricos mostram que Jesus realmente viveu na Terra há mais de 2.000 anos, e que Ele foi crucificado e morreu. Mas muitos deles não diziam muito sobre as várias afirmações de Jesus: que Ele é o Filho de Deus, que podemos ser reconciliados com Deus ao acreditar nele e que ele ressuscitou dos mortos três dias após a morte.

Eu tive que considerar todas essas afirmações e decidir se Jesus estava dizendo a verdade ou não. Algo que o autor cristão C. S. Lewis disse, no entanto, me impressionou. Ele observou que, para Jesus fazer essas afirmações, Ele só poderia ser um mentiroso, um louco ou exatamente o que Ele disse que era — o Filho de Deus. Conforme eu lia a Bíblia e outras obras, cheguei à conclusão de que Jesus estava dizendo a verdade: Ele era o Filho de Deus, veio à Terra para morrer por nós e ressuscitou, quando cremos nele podemos receber a vida eterna.

Revisitando a fé, também fui tocada pela profundidade do amor de Deus.

Na Bíblia, li que Deus criou o mundo porque Ele é amor e queria compartilhá-lo. Ele criou a humanidade para ter um relacionamento conosco, mas nós nos rebelamos. Nossa desobediência resultou em pecado e separação de Deus. Embora merecêssemos morrer, Deus enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar, para que pudéssemos ser perdoados e voltar ao Seu lado. Atos 4:12 diz: “Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos”.

Eu poderia confiar na Bíblia?

Conforme continuei a ler a Bíblia em busca de respostas sobre a natureza de Jesus, percebi que minha nova fé repousava completamente no que as Escrituras diziam, mas eu poderia confiar na Bíblia? Então comecei a estudá-la. Foi quando descobri que ela não é uma obra de um único autor. Em vez disso, ela é composta por 66 livros escritos por cerca de 40 pessoas ao longo de mais de 1.500 anos. Isso deveria ter resultado em uma ampla variedade de opiniões conflitantes e descrições contraditórias. No entanto, fiquei surpresa ao descobrir que os 66 livros da Bíblia são consistentes e unidos em sua mensagem. E todos eles apontam para Jesus, o único que pode nos salvar e nos permitir ter um relacionamento com Deus. Também descobri que a Bíblia tem fundamentos históricos; muitos de seus relatos sobre eventos importantes na história foram corroborados por registros e artefatos.

Como estudei ciências na escola, percebi que poderia entender melhor a fé cristã ao comparar a realidade de Cristo com o conceito de gravidade. Quer eu escolha acreditar ou não, estou sob a influência da gravidade — não importa o que eu faça, ela sempre me puxará de volta para a Terra. Eu poderia aceitá-la e viver de acordo com suas regras — ou fingir que não existe e sofrer as consequências. Da mesma forma, vi que a verdade de Jesus me afetava, quer eu acreditasse ou não. Não se tratava de escolher qual religião ou líder seguir — se Jesus fosse realmente o único caminho para a salvação e vida eterna, eu precisava acreditar nele. Ao seguir  Senhor Deus, continuei sendo chinesa e hakka; eu ainda podia apreciar e honrar minha cultura, tradições e raízes, exceto por aqueles aspectos que me distraíam de seguir Jesus.

Pensando sobre

  • É fácil pensar que o crescimento espiritual se trata principalmente de aprender a Bíblia, mas os desafios que enfrentamos na vida também podem fortalecer nossa fé. Como suas experiências (boas e ruins) o ajudaram a crescer espiritualmente?
  • No mês passado, aprendemos sobre a importância de ser capaz de defender nossa fé. Como o fato de aprender o que acreditamos e por que acreditamos nisso pode nos ajudar a crescer espiritualmente?
  • Quais são algumas maneiras de encorajar nossos colegas de trabalho quando eles enfrentam provações na vida?

Estudo feito por Chen Pei Fen.

Aplicativo Pão Diário Tudo em um só lugar

Devocionais, planos de leitura, podcasts, rádio e muito mais.

Screenshot das telas do app Pão Diário

Inscreva-se para não perder as novidades e descontos exclusivos

Em todo o mundo algo novo todo dia.

A nossa missão é tornar a sabedoria transformadora da Bíblia compreensível e acessível para todos.

Perguntas frequentes

Pão Diário é o devocional que traz reflexões e aplicações práticas do cotidiano. É um produto de Ministérios Pão Diário, uma organização cristã que se dedica a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual por meio de materiais devocionais, livros, estudos bíblicos e recursos online.

O principal objetivo é ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais profundo com Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras Sagradas.

Devocional é a nossa expressão diária de devoção, de adoração a Deus. Consiste no tempo que separamos para a leitura da Bíblia ou de um texto devocional que nos remeta às Escrituras, como o Pão Diário. A partir da leitura, podemos contemplar, meditar, adorar o Senhor e orar.

Dicas práticas:

– Separe um tempo do seu dia;

– Ore para que o Espírito Santo conduza este tempo;

– Tenha um devocional que guie você em seu momento com Deus.

 

Conheça os devocionais de Ministérios Pão Diário!

Para isso, cadastre-se para ler diariamente em seu e-mail. Você pode ainda fazer sua leitura em nosso site, baixar o APP Pão Diário ou adquirir uma cópia impressa de nossos devocionais.

R. Estrada da Graciosa, 4045 | 83413-200 | Mauá | Colombo – PR, Brasil

Tel: (41) 3257 4028

brasil@paodiario.org

Fale conosco: Tel: 41 3257 4028​  |  brasil@paodiario.org