Gênesis 2:1-3 – Desse modo, completou-se a criação dos céus e da terra e de tudo que neles há. No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de todo o seu trabalho. Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois foi o dia em que ele descansou de toda a sua obra de criação.
No final de uma semana agitada, estamos prontos para um merecido descanso. Por que precisamos descansar? Porque estamos cansados e precisamos recarregar.
Mas por que Deus descansou no sétimo dia da criação? Ele havia se desgastado depois de uma semana agitada? Não, nosso Deus Todo-Poderoso nunca se sobrecarrega ou se cansa. Ele “descansou de todo o seu trabalho” porque não havia mais trabalho a fazer.
Hebreus nos diz: “Logo, ainda há um descanso definitivo à espera do povo de Deus” (4:9). Podemos descansar com Deus em nossa salvação porque não há mais trabalho a ser feito.
Vivemos em uma criação para a qual não trabalhamos – confiamos no que Deus já fez. Entrar no “descanso sabático” do perdão, salvação e paz de Deus é a mesma coisa. Jesus completou a obra da salvação; da cruz Ele clamou: “Está consumado”.
Você pode desfrutar do descanso e da paz de Deus porque a sua salvação não depende do que você faz, mas do que Jesus já fez através de Sua morte e ressurreição.
Oração final
Pai celestial, quando me sinto sobrecarregado e meu coração e minhas mãos estão cheios de tarefas e preocupações, acalma minha mente enquanto medito em ti. Renova-me com o abençoado descanso que dás ao Teu povo. Envolve-me com a Tua paz, pois tu és a Rocha mais elevada, tu és mais forte, o Pastor que está mais perto. Contigo ao meu lado, sou capaz de descansar. Amém.
Reflexão
1) Todos precisam descansar, seja física, emocional ou mentalmente. Como você encontra tempo para descansar e como é o descanso em sua vida?
2) O que significa Deus descansar no sétimo dia? Que tipo de descanso está em vista aqui?
3) O “descanso sabático do perdão de Deus” mencionado acima refere-se à nossa salvação em Cristo, ou um tipo espiritual de descanso. De que maneiras você encontra descanso em sua fé? Como esse descanso afeta a sua vida diária?