Bem-vindo à edição de novembro do Descobrindo a Palavra de Ministérios Pão Diário. Nosso tema deste mês se concentra na igreja e no que significa fazer parte do corpo de Cristo. Todas as leituras foram extraídas do ymi.today.
Tenho certeza que a igreja de Filipos não era perfeita. Nenhuma igreja é. Mas o que destacou os filipenses foi seu foco afiado: eles estavam comprometidos em promover seu objetivo compartilhado — espalhando as boas-novas de Cristo. Ao apoiar Paulo financeiramente e trabalhar com ele (4:15), aquela igreja não estava apenas espalhando o evangelho, mas eles estavam vivendo o evangelho em comunhão.
Ao invés de discutir sobre diferenças passageiras e tentar nos destacar uns dos outros, os cristãos devem trabalhar juntos para mostrar a bela diversidade e unidade com as quais Cristo nos abençoou.
Paulo busca a verdadeira reconciliação para essas duas mulheres. Ele não apenas espera que passem pela ação de uma reconciliação superficial, mas a palavra grega usada aqui é "phroneo", que significa "exercitar a mente", ou "interessar-se". Isso significa que não somos chamados a simplesmente encolher de ombros dizendo "Sinto muito". Em vez disso, devemos investir tempo e energia para resolver nossas diferenças, comunicando-nos uns com os outros, estando dispostos a ouvir uns aos outros, e a exercitar o perdão e o amor.
A igreja em Filipos não doou apenas uma vez para Paulo, mas o fez várias vezes (v.16). Suas razões eram simples: eles próprios eram os beneficiários do trabalho de Paulo, e queriam ajudá-lo a levar o evangelho mais adiante, ofertando (Filipenses 1:5).