Mais que um devocional.

Conexão Universitária -Política pra quê?

Política pra quê?

 

O meu gosto por política foi uma das características que me ajudou a escolher o meu curso. Não apenas pelas matérias que envolvem o estudo da política em suas várias faces, mas também pelas habilidades que são necessárias para defender um ponto de vista. Não demorava muito para eu querer me colocar em qualquer debate — muito chato, eu sei. Ocorre que, em certos momentos, eu me vi mais preocupado em defender o meu ponto de vista político do que em anunciar o evangelho aos meus colegas. Eu estava considerando as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

MATEUS 16:23

Jesus se voltou para Pedro e disse: “Afaste-se de mim, Satanás! Você é uma pedra de

tropeço para mim. Considera as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus”.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Pedro é uma figura bastante interessante na narrativa bíblica. Ele foi o primeiro a reconhecer a natureza divina de Cristo, pois o próprio Senhor declarou: “Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só” (MATEUS 16:17)

 

Logo depois disso, Cristo começou a explicar Sua missão: Ele “seria morto, mas no terceiro dia ressuscitaria” (v.21). Diante disso, Pedro, prontamente, “o chamou de lado e começou a repreendê-lo por dizer tais coisas. ‘Jamais, Senhor!’, disse ele. ‘Isso nunca lhe acontecerá!’” (v.22).

 

Entendendo o contexto em que Pedro estava situado, podemos imaginar o que estava passando em seu coração para querer impedir que Cristo morresse. O imaginário judeu com relação ao Messias era puramente terreno e religioso. Eles esperavam a vinda do Messias a partir de um ponto de vista humano: acreditavam que a nação de Israel seria libertada do domínio romano e o reino de Israel seria restabelecido. Havia uma expectativa eminentemente política na obra messiânica.

 

Por isso, Pedro, ao ouvir que Cristo teria de morrer, opôs-se veementemente ao plano de Jesus. Possivelmente, ele acreditava que a morte de Cristo enfraqueceria o “movimento”; se o Messias morresse, Israel jamais prevaleceria sobre Roma. Então, Cristo o repreendeu duramente e explicou a razão da atitude de Pedro: “…considera as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus” (MATEUS 16.23).

 

A visão de Pedro parecia estar bastante ofuscada pela sua ideologia política, e isso fez com  que ele reduzisse a obra de Jesus a termos humanos. Quantas vezes eu não fiz o mesmo: enxerguei a Bíblia, enxerguei a obra de Cristo e até mesmo a possibilidade de redenção por meio de alguma ideologia política. Isso fez com que, inconscientemente, eu passasse a me preocupar mais com a minha cidadania terrena, com a minha cidadania intelectual. Assim, o ímpeto com o qual eu desejava mudar o Brasil não era o mesmo com que desejava pregar o evangelho para a salvação daqueles que caminham para o inferno. Nessa exata medida, eu era a pedra de tropeço para o avanço do evangelho.

 

Se, neste momento, você se identifica comigo, permita-me contar um segredo que eu demorei para aprender: não importa quem governa o Brasil, se é mais à direita, se é mais à esquerda; se é polido e instruído, se é grosseiro e ignorante; se é liberal ou se é conservador: há apenas um Único governante sobre todo o cosmos, perante o qual todo joelho, inevitavelmente, se dobrará.

 

Isso não significa que não possamos ter opiniões políticas, mas quer dizer que tais opiniões não devem se tornar a lente pela qual enxergamos todas as outras coisas. Governos importam, mas eles passam. O que não passa é o sofrimento da alma dos meus colegas que estão perecendo sem Cristo.



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- Qual é a lente pela qual você enxerga o mundo?

2- A salvação da alma dos seus colegas tem sido uma prioridade? Como você tem trabalhado para isso?

3- Você tem pregado o evangelho tão ousadamente como “prega” sua visão política? Caso não, o que você pensa em fazer a respeito?




ORAÇÃO

 

Jesus, queremos que o Senhor seja a lente pela qual enxergamos a vida e todas as demais coisas. Que nossa cultura, nossos pensamentos e visões políticas sejam submetidos sempre ao crivo do Teu amor e da Tua justiça. Antes de ser brasileiros, desejamos ser e agir como cidadãos do Céu e, assim, sermos capacitados a cumprir com o mandato cultural que o Senhor nos entregou. Oramos em Teu nome. Amém!

 

Caio Romani

Direito — Direito com Deus UFPR

Aplicativo Pão Diário Tudo em um só lugar

Devocionais, planos de leitura, podcasts, rádio e muito mais.

Screenshot das telas do app Pão Diário

Inscreva-se para não perder as novidades e descontos exclusivos

Em todo o mundo algo novo todo dia.

A nossa missão é tornar a sabedoria transformadora da Bíblia compreensível e acessível para todos.

Perguntas frequentes

Pão Diário é o devocional que traz reflexões e aplicações práticas do cotidiano. É um produto de Ministérios Pão Diário, uma organização cristã que se dedica a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual por meio de materiais devocionais, livros, estudos bíblicos e recursos online.

O principal objetivo é é ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais profundo com Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras Sagradas.

Você pode se cadastrar para ler diariamente em seu e-mail, fazer sua leitura em nosso site, baixando o APP Pão Diário ou adquirindo uma cópia impressa.

Você pode se cadastrar para ler diariamente em seu e-mail, fazer sua leitura em nosso site, baixando o APP Pão Diário ou adquirindo uma cópia impressa.

R. Estrada da Graciosa, 4045 | 83413-200 | Mauá | Colombo – PR

Tel: (41) 3257 4028

brasil@paodiario.org

Fale conosco: Tel: 41 3257 4028​  |  brasil@paodiario.org