Mais que um devocional.

Oseias 9

1 Ó povo de Israel, não se alegre como as outras nações. Pois vocês foram infiéis a seu Deus e se venderam como prostituta ao adorar outros deuses em toda eira de cereal.

2 Agora, suas colheitas não bastarão para alimentá-los; não haverá uvas para fazer vinho novo.

3 Vocês não permanecerão na terra do SENHOR; em vez disso, voltarão para o Egito e, na Assíria, comerão alimentos impuros.

4 Ali não apresentarão ofertas de vinho ao SENHOR; seus sacrifícios não o agradarão. Serão impuros, como o alimento tocado por uma pessoa de luto; todos que apresentarem esses sacrifícios se contaminarão. Eles próprios comerão o alimento, mas não poderão oferecê-lo ao SENHOR.

5 O que oferecerão nos feriados sagrados? Como celebrarão as festas do SENHOR?

6 Mesmo que escapem da destruição nas mãos da Assíria, o Egito os conquistará, e Mênfis os sepultará. A urtiga cobrirá seus tesouros de prata, e espinhos invadirão as ruínas de suas casas.

7 Chegou o tempo do castigo de Israel, o dia do acerto de contas; sim, Israel se dará conta disso. Por causa de seu grande pecado e sua hostilidade, vocês dizem: “Os profetas enlouqueceram, e os homens inspirados não passam de tolos!”.

8 O profeta é um vigia sobre Israel para meu Deus, mas, por onde vai, encontra armadilhas; até no templo de Deus enfrenta hostilidade.

9 Meu povo faz coisas depravadas como em Gibeá, muito tempo atrás. Deus não esquecerá; certamente os castigará por seus pecados.

10 “Quando encontrei você, Israel, foi como encontrar uvas no deserto. Quando vi seus antepassados, foi como ver os primeiros figos maduros. Mas eles me abandonaram por causa de Baal-Peor e se entregaram à vergonhosa idolatria. Logo se tornaram tão repugnantes quanto o ídolo que adoravam.

11 A glória de Israel fugirá como uma ave, pois não lhes nascerão filhos; não crescerão no ventre, nem sequer serão concebidos.

12 Ainda que alguns de seus filhos cheguem a crescer, eu os tomarei de vocês. Será um dia terrível quando eu me afastar e os deixar sozinhos.

13 Vi Israel se tornar bela como Tiro; agora, porém, entregará seus filhos para o massacre.”

14 Ó SENHOR, o que devo pedir para teu povo? Pedirei ventres que não deem à luz e seios que não deem leite.

15 “Toda a perversidade deles começou em Gilgal; ali comecei a odiá-los. Eu os expulsarei de minha terra por causa de suas maldades. Não os amarei mais, porque todos os seus líderes são rebeldes.

16 O povo de Israel está ferido; suas raízes secaram, e eles não darão mais frutos. E, se derem à luz, eu matarei seus filhos queridos.”

17 Meu Deus rejeitará os israelitas, pois não lhe obedecem. Andarão sem rumo, errantes entre as nações.


Oseias 10

1 Como Israel é próspero! É uma videira viçosa cheia de frutos. Mas, quanto mais seu povo enriquece, mais altares idólatras constrói. Quanto mais fartas suas colheitas, mais belas suas colunas sagradas.

2 O coração dos israelitas é inconstante; são culpados e devem ser castigados. O SENHOR derrubará seus altares e despedaçará suas colunas.

3 Então eles dirão: “Não temos rei, pois não tememos o SENHOR. Mas, ainda que tivéssemos rei, o que ele poderia fazer por nós?”.

4 Proferem palavras vazias e fazem alianças que não pretendem cumprir. Por isso disputas legais brotam em seu meio, como ervas daninhas num campo arado.

5 Os habitantes de Samaria tremem de medo por causa do bezerro em Bete-Áven, e por ele lamentam. Embora seus sacerdotes idólatras se alegrem com o bezerro, será removida a glória de seu ídolo.

6 Será levado para a Assíria, como presente para o grande rei de lá. Efraim será humilhado, e Israel, envergonhado, porque seu povo confiou nesse ídolo.

7 Samaria e seu rei serão cortados fora e ficarão à deriva, como um pedaço de madeira lançado no mar.

8 Os santuários idólatras em Áven, onde Israel pecou, serão destruídos; espinhos e mato crescerão ao redor de seus altares. O povo suplicará aos montes: “Soterrem-nos!” e pedirá às colinas: “Caiam sobre nós!”.

9 “Ó Israel, desde o tempo de Gibeá, só houve pecado e mais pecado! Não foi com razão que os perversos de Gibeá foram atacados?

10 Agora, quando me parecer melhor, eu também os atacarei. Convocarei os exércitos das nações para castigá-los por seus muitos pecados.

11 “Israel é como bezerra treinada que pisa o trigo, um trabalho fácil, que ela gosta de fazer. Mas eu colocarei um jugo opressor sobre seu pescoço delicado; obrigarei Judá a arar e farei Israel lavrar o solo endurecido.

12 Eu disse: ‘Plantem boas sementes de justiça e terão uma colheita de amor. Arem o solo endurecido de seu coração, pois é hora de buscar o SENHOR, para que ele venha e faça chover justiça sobre vocês’.

13 “Mas vocês cultivaram a maldade e juntaram uma farta colheita de pecados. Comeram o fruto das mentiras ao confiar em carros de guerra. e em seus grandes exércitos.

14 Agora os horrores da guerra surgirão no meio de seu povo. Todas as suas fortalezas cairão, como quando Salmã destruiu Bete-Arbel. Até mães e crianças foram despedaçadas ali.

15 O mesmo lhe acontecerá, Betel, por causa de sua grande maldade. Quando amanhecer o dia do juízo, o rei de Israel será totalmente destruído.”


Oseias 11

1 “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei meu filho.

2 Mas, quanto mais o chamava, mais ele se afastava de mim; oferecia sacrifícios às imagens de Baal e queimava incenso aos ídolos.

3 Ensinei Israel a andar, conduzindo-o pela mão. Mas ele não se deu conta de que era eu quem dele cuidava.

4 Guiei Israel com meus laços de amor. Tirei o jugo de seu pescoço e eu mesmo me inclinei para alimentá-lo.

5 “Mas, porque meu povo não quer voltar para mim, voltará para o Egito e será obrigado a viver na Assíria.

6 A guerra devastará suas cidades, e os inimigos derrubarão suas portas. Destruirão os israelitas, por causa de suas tramas.

7 Pois meu povo está decidido a me abandonar; eles me chamam Altíssimo, mas não me honram de verdade.

8 “Como eu poderia desistir de você, Israel? Como poderia deixá-lo? Como poderia destruí-lo como Admá ou arrasá-lo como Zeboim? Meu coração está dilacerado, e minha compaixão transborda.

9 Não enviarei minha ira furiosa, não destruirei Israel, pois sou Deus, e não um simples mortal. Sou o Santo que vive entre vocês, e não virei com minha ira.

10 Pois, um dia, meu povo me seguirá; eu, o SENHOR, rugirei como leão, e, quando eu rugir, meu povo retornará, tremendo, desde o oeste.

11 Como um bando de aves, virão do Egito; tremendo como pombas, voltarão da Assíria. Eu os trarei de volta para casa”, diz o SENHOR.

12 Israel me cerca de mentiras e traições, mas Judá ainda obedece a Deus e é fiel ao Santo.

Aplicativo Pão Diário Tudo em um só lugar

Devocionais, planos de leitura, podcasts, rádio e muito mais.

Screenshot das telas do app Pão Diário

Inscreva-se para não perder as novidades e descontos exclusivos

Em todo o mundo algo novo todo dia.

A nossa missão é tornar a sabedoria transformadora da Bíblia compreensível e acessível para todos.

Perguntas frequentes

Pão Diário é o devocional que traz reflexões e aplicações práticas do cotidiano. É um produto de Ministérios Pão Diário, uma organização cristã que se dedica a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual por meio de materiais devocionais, livros, estudos bíblicos e recursos online.

O principal objetivo é ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais profundo com Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras Sagradas.

Devocional é a nossa expressão diária de devoção, de adoração a Deus. Consiste no tempo que separamos para a leitura da Bíblia ou de um texto devocional que nos remeta às Escrituras, como o Pão Diário. A partir da leitura, podemos contemplar, meditar, adorar o Senhor e orar.

Dicas práticas:

– Separe um tempo do seu dia;

– Ore para que o Espírito Santo conduza este tempo;

– Tenha um devocional que guie você em seu momento com Deus.

 

Conheça os devocionais de Ministérios Pão Diário!

Para isso, cadastre-se para ler diariamente em seu e-mail. Você pode ainda fazer sua leitura em nosso site, baixar o APP Pão Diário ou adquirir uma cópia impressa de nossos devocionais.

R. Estrada da Graciosa, 4045 | 83413-200 | Mauá | Colombo – PR, Brasil

Tel: (41) 3257 4028

brasil@paodiario.org

Fale conosco: Tel: 41 3257 4028​  |  brasil@paodiario.org