Como a sua igreja pode cumprir a missão de Cristo entre as crianças com deficiência
Percebe-se que as crianças não apresentam tanta resistência quanto os adultos para praticarem o evangelho includente. O trabalho nesse ministério se desenvolve com mais rapidez e sem muita resistência por parte das crianças e voluntários, além de apresentar potenciais mais consistentes.
Nós, a Igreja de Cristo, que fomos incluídos por Deus no Seu Reino, temos que incluir outros em nosso tempo. Se a sua igreja ainda não possui um Ministério Eficiente, voltado a crianças com deficiência, confira algumas dicas para implantar a acessibilidade e a inclusão.
Conheça as diferentes deficiências
Não é possível fornecer uma lista exata das deficiências registradas no mundo, pois são muitas. Além disso, temos as condições raras, que ainda estão sendo investigadas no mundo inteiro; ou seja: ainda são desconhecidas, sem nomenclatura e sem um padrão de tratamento e estudos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Há muitas realidades desconhecidas nesse campo, mas, por outro lado, as pesquisas já existentes revelam alguns cenários para aqueles que desejam abençoar vidas de pessoas com deficiência. Assim, não podemos ficar só no âmbito da experiência, mas precisamos entrar no campo do conhecimento.
Compartilhe conhecimento
Já pensou em divulgar o aprendizado que você acumulou, a fim de contribuir para equipar outras pessoas a atender à população com deficiência em suas igrejas? Se você acreditar que não tem capacidade para isso, que tal promover reuniões de partilha para que os envolvidos retirem alguma boa informação sobre deficiência.
Esses grupos de partilha sempre funcionam muito bem também para pais e mestres. Convide um pai, ou mãe para falar de suas experiências como pais de pessoas com deficiência. Perceberá o tamanho da aula que você terá e como será rica para os que estiverem ouvindo. Como as pessoas que trabalham nessa área pertencem a um grupo super seleto, é fácil encontrar palestrantes que gostariam de compartilhar suas experiências no ramo da deficiência.
Monte uma equipe apaixonada
Ninguém faz nada sozinho. Por certo, algumas pessoas até tentam, mas com toda certeza nós precisamos uns dos outros e, no que se refere ao ministério para pessoas com deficiências ou pessoas com necessidades de inclusão, esse valor se acentua. Uma equipe apaixonada é motivada por um propósito maior. Cada indivíduo está empenhado em alcançar objetivos comuns e trabalha incansavelmente para superar desafios.
Acolha as demandas e perspectivas das crianças e seus familiares
Não podemos fazer nada para pessoas com deficiência sem saber o que elas pensam sobre aquele assunto, bem como seus familiares e amigos. Eles são “doutores” em várias áreas no que se refere ao trato com seus filhos, sobrinhos, primos e netos.
É sempre importante pedir a opinião de pessoas com deficiência para desenvolver um ministério includente na igreja, por diversas razões. Entre elas, está o fato de que as pessoas com deficiência trazem experiência em primeira mão: vivenciam diretamente as barreiras e desafios enfrentados em relação à inclusão na sociedade e na igreja.
Tenha um ambiente sensorial adequado
Está aqui uma frase bem conhecida: sempre que uma pessoa perde um sentido, outros se desenvolvem. Nem sempre isso é verdade. O que se percebe é que deficientes visuais se sentem muito melhor em um ambiente mais calmo e sem muitos ruídos sonoros, assim como autistas. Já os surdos gostam de ambientes coloridos e com muita informação visual, cores vibrantes e que promovem paz e segurança. Na verdade, todos nós gostamos de ambientes que proporcionam segurança e afetividade, ornado pela simpatia das pessoas; isso faz toda a diferença. Um simples “Oi!” pode mudar tudo ao redor. Fique atento às necessidades especiais das crianças com deficiência e estude sobre maneiras de atender a essas demandas no contexto da igreja.
Este artigo foi extraído do livro Ministério Eficiente – Cumprir a missão de Cristo para as pessoas com deficiência, de Adoniran Melo. Adquira a obra completa aqui!
E para saber mais sobre o tema, assista ao Podcast Sementes Pão Diário Kids, episódio “Amando Famílias Atípicas” aqui!
bl bal
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.