Por que investir na intimidade? — Devocional para casais
Esquadrinhas […] e conheces todos os meus caminhos. —SALMO 139:3
As Escrituras apresentam as três principais dimensões dos relacionamentos íntimos. Essas três dimensões são importantes para nosso relacionamento com Deus e com os outros.
Primeiro, Jeremias 1:5 diz que, antes de nos formar no ventre de nossa mãe, o Senhor já nos conhecia. A palavra hebraica para esse tipo de “conhecimento” é yada, que é definida como conscientização e entendimento profundo e pessoal. A passagem diz que Deus criou cada um de nós e nos conhece individualmente. A palavra yada expressa que Deus fez um investimento para nos conhecer e uma escolha para nos entender.
A segunda palavra hebraica associada a intimidade é sod, que significa revelar ou desvendar. Provérbios 3:32 diz que Deus trata os retos com intimidade e se revela àqueles que procedem corretamente com Ele. A terceira palavra hebraica para intimidade é sakan, que significa envolvimento benéfico ou cuidadoso. O salmista medita no coração de Deus quando escreve: “Esquadrinhas […] e conheces todos os meus caminhos” (SALMO 139:3). Ele está dizendo que Deus o conhece de tal forma que se preocupa com ele de modos tangíveis. Essa palavra explica o motivo por trás do envolvimento.
Será que Deus quer me conhecer para julgar-me ou condenar-me? Não! Deus quer ter intimidade comigo para poder se envolver carinhosamente em minha vida. Em resumo, as três palavras hebraicas dizem que devemos ter um relacionamento íntimo com alguém que (1) precisamos conhecer, (2) deixar a pessoa nos conhecer e (3) nos envolver carinhosamente um com o outro. Que objetivo maravilhoso para o casamento!
O que você pode fazer hoje para começar a conhecer seu cônjuge e permitir que ele o conheça de modo que ambos se envolvam carinhosamente um com o outro?