Leia a reflexão
exemplo de Êutico
E ali, na praça em frente ao portão, Esdras leu a Lei para o povo, desde o nascer do sol até o meio-dia. E todos ouviram com atenção (Neemias 8:3).
Referência: Atos 20:7-12
Observemos a famosa história do dorminhoco: a igreja em Trôade tinha se reunido para adoração num domingo. Estava lotada. E, Paulo “…falou nessa reunião e continuou falando até a meia-noite, pois ia viajar no dia seguinte” (Atos 20:7).
Com um ensino profundamente teológico fluindo de Paulo, uma casa lotada e com “muitas lamparinas acesas…” (v.8), e pouco ar fresco, uma sonolência logo recaiu sobre um jovem. O pobre Êutico caiu no sono enquanto o apóstolo ensinava (v.9). Isto era inaceitável. E Lucas estava lá para registrar seu delito. Que vergonha! Porém, mesmo tendo sido Êutico o primeiro a ser pego cochilando durante um sermão, você e eu podemos estar entre seus sucessores de hoje em dia.
Pessoalmente, acho que Êutico tem sido mal interpretado. Obviamente ele queria saber mais sobre Deus. Era por isso que ainda estava lá ouvindo Paulo à meia-noite. Mesmo com a casa superlotada, Êutico encontrou um lugar para sentar: no parapeito da janela do terceiro andar. Não era exatamente o lugar mais seguro, mas isso mostra o quanto ele queria assimilar as palavras do apóstolo. Assim, o jovem não deveria ser tão criticado nesta história.
Podemos aprender com ele. Precisamos ser um Êutico. Não, não caindo no sono durante um sermão, mas desejando e sendo determinado a ouvir a Palavra de Deus, mesmo que isso signifique ficar sentado por horas, desconfortavelmente, no parapeito de uma janela no terceiro andar. K. T. Sim


