Reflexão do dia

Quem é o meu próximo?

Tenha todas as reflexões e muito mais conteúdos, clique no botão de sua loja e baixe o app:

imagem apple app store imagem google play store

Ouça a reflexão

Leia a reflexão

Quem é o meu próximo?


Então veio um samaritano e, ao ver o homem, teve compaixão dele. (v.33)

Referência: Lucas 10:25-37

Era o primeiro dia do ano, dia da Fraternidade Universal. Por volta das sete horas da manhã, estávamos de GT operação corredor bancário, no bairro de Boa Viagem, em Recife, quando, de repente, uma cena curiosa me chamou a atenção.

Três crianças estavam remexendo uma lixeira à procura de restos de comida. Bem próximo a elas em uma parada de ônibus, algumas pessoas se espremiam, espantadas, com medo dos meninos famintos que procuravam restos de comida. Imediatamente lembrei das minhas filhas, que àquela hora estavam dormindo, depois de uma noite abençoada, regada a uma mesa farta.

Então passei o resto do serviço refletindo em como somos insensíveis ao nosso próximo. Como demoramos a perceber a necessidade dos nossos irmãos. Como desprezamos a empatia. Lembrei-me da parábola do Bom Samaritano, na qual as pessoas que tinham a obrigação de ajudar um homem que estava à beira da morte passaram distantes: “Por acaso descia por ali um sacerdote. Quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada” (Lucas 10:31). Em nossa atividade policial, precisamos parar e pensar em quem é o nosso próximo. Nunca mais fiquei inerte ao me deparar com esse tipo de situação.

“O amor é mais do que um sentimento espontâneo. Ele é uma obrigação. Não se pode esperar indefinidamente pela vontade de amar. É preciso abrir o coração, forçar e cultivar o amor. É preciso remover as pedras que estão no caminho” (Pr. Elben M. Lenz César).

O amor e a justiça de Deus excedem todo o conhecimento humano.

Querido Deus, guia os meus passos e que eu possa estar sempre disponível para ajudar o meu semelhante.

Autor: Maj Silvio José da Silva — PMPE

Logo Pão diário