Leia a reflexão
PROPOSTA ÉTICA DE JOÃO BATISTA
“E nós?”, perguntaram alguns soldados. “O que devemos fazer?” (v.14)
Referência: Lucas 3:10-14
A Bíblia revela o amor e o propósito de Deus a todos e tem uma mensagem específica para os militares. Assim como todos faziam, os soldados também foram a João Batista e lhe perguntaram: “E nós? O que devemos fazer?”. A resposta de João é como uma prescrição ética que atravessou os séculos e nos alcança hoje: “…Não pratiquem extorsão nem façam acusações falsas. Contentem-se com seu salário” (Lucas 3:14).
Na noite que antecedeu a Sua morte, Jesus celebrou a Páscoa com Seus discípulos. Antes do jantar, levantou-se, tirou Sua capa, enrolou uma toalha na cintura e, após lavar os pés dos discípulos, vestiu a capa novamente, retornou ao Seu lugar e perguntou: “Vocês entendem o que fiz? Vocês me chamam Mestre e Senhor […] porque eu sou. E uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros” (João 13:12-14).
A Bíblia ensina que a autoridade instituída por Deus é para fazer o bem. Porém, há um modo recomendado por Ele para fazer isso: não praticar extorsão, não fazer acusações falsas e não aceitar suborno. Diariamente, ao proteger e socorrer aqueles que encontramos pelo caminho, estaremos, assim como Jesus, lavando os pés das pessoas. Sirvamos com amor, como Cristo, que não “veio para ser servido, mas para servir…” (Marcos 10:45). Trabalhemos sempre com entusiasmo, pois sabemos que nada do que fazemos para o Senhor é inútil (1 Coríntios 15:58).
Jesus nos ensina que nosso serviço pode e deve ser um culto a Deus.
Senhor, obrigado pelo privilégio de servir. Ajuda-me a servir a todos e servir com amor.
Autor: Cel Cícero Nunes Moreira — PMMG