Uma casa dividida
E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes (v.36).
leia›: Mateus 10:34-39
Esta perseguição implacável para Janice não seguir a Cristo, não é de todo egoísta. A moça deseja se casar, mas decidiu que só se casará com um cristão. Seu pai quer vê-la realizada e enxerga sua fé como um obstáculo. “Você acredita em uma mentira,” ele diz, “que a está afastando de homens disponíveis para o casamento.” Janice sente-se frequentemente esgotada.
Jesus foi claro sobre o impacto que Ele poderia ter nas famílias. Sua vinda colocaria filho contra pai, filha contra mãe e dividiria famílias inteiras pelas fronteiras da fé (Mateus 10:35). Ele disse: “…os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes” (v.36). Ironicamente, seguir ao Príncipe da Paz pode resultar em guerra.
Se ocorrer divisão, porém, Jesus revelou qual lado devemos escolher. “Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor…” (v.37). Somente tal fidelidade radical salva almas e transforma a vida de outros. Somente isto conduz à verdadeira vida (v.39).
Admiro a minha amiga Janice. Ela enfrentou o poder da oposição familiar à sua fé e seus desejos de seguir a Jesus. Ama seus pais, continuamente suportando os ataques à sua crença. E, embora sua irmã mais velha tenha um filho e a irmã mais nova esteja para se casar, ela continua a esperar por um marido cristão enquanto permanece fiel ao seu primeiro amor.
Um dia ela receberá sua recompensa completa. Sheridan Voysey
Examine
Leia o evangelho de Lucas 18:28-30 para ver a recompensa que Jesus promete àqueles que o seguem radicalmente, e quando elas chegarão.
Considere
De que forma sua obediência a Jesus lhe causou sofrimento? Como demonstrar que Ele é prioridade maior do que os seus desejos?