“ele se foi”
…sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas… (v.1).
leia›: 2 Coríntios 5:1-10
Uma coisa misteriosa aconteceu na hora de sua morte. Enquanto meu pai ainda estava respirando, minha mãe — que segurava a sua mão e o beijava com ternura — virou-se e disse: “Ele se foi, ele se foi… eu sei. Posso voltar para casa agora.” Ela então saiu lentamente do quarto e começou a andar pelo corredor. Minha irmã, que continuava a olhar papai, percebeu de repente que seu peito subiu e baixou pela última vez.
Como mamãe soube que ele “se fora”, mesmo enquanto seu corpo ainda funcionava? Duas coisas me vêm à mente: somos seres espirituais; e ela era sua noiva há muitos anos. Conhecia a presença dele.
Na carta de 2 Coríntios 5, o apóstolo Paulo escreveu sobre algo que experimentamos aquela noite. Ele disse que nossos corpos são uma “barraca em que vivemos” (v.1) e que, quando deixarmos esta vida, iremos “…viver com o Senhor” (v.8). Paulo, que reconheceu a fragilidade de sua própria “habitação terrena” quando passou por dificuldades em Éfeso (1:8-11), tinha a certeza da esperança no futuro glorioso com seu Salvador ressurreto — estar com Jesus (1 Coríntios 15:51-58; Filipenses 3:20,21).
Por que Paulo tinha essa esperança? Ele escreveu: “…sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, […] até a presença dele” (2 Coríntios 4:14). Ele sabia que, no devido tempo, nós, que cremos em Jesus, teremos “…uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas…” (5:1)
De alguma forma minha mãe sabia que papai havia partido. Mas ela também tinha certeza para onde ele fora. Tom Felten
Examine
Leia a carta de 1 Coríntios 15:1-9 para saber porque os cristãos podem ter grandes esperanças, mesmo na morte.
Considere
Você tem certeza de que um dia estará “em casa com” Jesus? Sim ou não? Por quê? Como a experiência da minha mãe e as palavras de Paulo lhe dão esperança?