Compromisso bíblico para a vida.

Êxodo 10

1 O SENHOR disse a Moisés: “Volte ao faraó, pois endureci o coração dele e o de seus oficiais, para que eu demonstre meus sinais entre eles,

2 e também para que você conte a seus filhos e netos como eu ridicularizei os egípcios e lhes fale dos sinais que realizei no meio deles. Assim, vocês saberão que eu sou o SENHOR”.

3 Moisés e Arão foram ver o faraó novamente e lhe disseram: “Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a submeter-se a mim? Deixe meu povo sair para me adorar.

4 Se você se recusar, tome cuidado! Amanhã trarei sobre seu território uma nuvem de gafanhotos.

5 Cobrirão toda a terra, de modo que não se poderá ver o chão. Devorarão o que restou de suas colheitas depois da tempestade de granizo, e também todas as árvores que estiverem crescendo nos campos.

6 Invadirão seus palácios, as casas de seus oficiais e todas as casas do Egito. Nunca em toda a história do Egito seus antepassados viram uma praga como esta!’”. Quando terminou de falar, Moisés deu as costas ao faraó e saiu.

7 Os oficiais da corte se aproximaram do faraó e suplicaram: “Até quando o faraó permitirá que esse Moisés seja uma ameaça para nós? Deixe os homens saírem para adorar o SENHOR, o Deus deles! O faraó não vê que o Egito está em ruínas?”.

8 Logo, Moisés e Arão foram trazidos de volta à presença do faraó. “Está bem”, disse ele. “Vão e adorem o SENHOR, seu Deus. Mas quem exatamente irá?”

9 Moisés respondeu: “Iremos todos: jovens e velhos, nossos filhos e filhas, e todos os nossos rebanhos, pois celebraremos uma festa em honra ao SENHOR”.

10 O faraó retrucou: “Sem dúvida precisarão que o SENHOR esteja com vocês se eu permitir que levem seus filhos pequenos! Eu sei do seu plano mal-intencionado.

11 De jeito nenhum! Só os homens poderão sair para adorar o SENHOR, pois foi isso que vocês pediram”. E o faraó mandou expulsá-los do palácio.

12 Então o SENHOR disse a Moisés: “Estenda a mão sobre a terra do Egito para que venham os gafanhotos. Que eles cubram a terra do Egito e devorem todas as plantas que sobreviveram à tempestade de granizo”.

13 Assim, Moisés estendeu a vara sobre a terra do Egito, e o SENHOR fez soprar um vento leste sobre a terra durante todo o dia e toda a noite. Quando amanheceu, o vento leste havia trazido os gafanhotos.

14 Eles invadiram todo o Egito e desceram em nuvens densas sobre seu território, de uma extremidade à outra. Foi a pior praga de gafanhotos em toda a história do Egito e jamais houve outra igual,

15 pois os gafanhotos cobriram toda a superfície e escureceram a terra. Devoraram todas as plantas nos campos e todas as frutas nas árvores que tinham sobrevivido à tempestade de granizo. Não restou uma só folha nas árvores nem nas plantas em toda a terra do Egito.

16 Sem demora, o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Pequei contra o SENHOR, seu Deus, e contra vocês.

17 Perdoem meu pecado apenas mais esta vez e supliquem ao SENHOR, seu Deus, que ele me livre desta morte”.

18 Moisés deixou a corte do faraó e suplicou ao SENHOR.

19 O SENHOR respondeu e mudou a direção do vento. Fez soprar um forte vento oeste que levou os gafanhotos para o mar Vermelho. Não sobrou um só gafanhoto em toda a terra do Egito.

20 Mas o SENHOR endureceu o coração do faraó, e ele se recusou a deixar o povo de Israel sair.

21 O SENHOR disse a Moisés: “Estenda a mão em direção ao céu, e a terra do Egito ficará coberta de escuridão tão densa que poderá ser apalpada”.

22 Moisés estendeu a mão em direção ao céu, e uma escuridão profunda cobriu toda a terra do Egito por três dias.

23 Nesse período, as pessoas não conseguiam ver umas às outras e ninguém saía do lugar. Mas, onde viviam os israelitas, havia luz, como de costume.

24 Por fim, o faraó mandou chamar Moisés. “Vão e adorem o SENHOR”, disse ele. “Podem até levar seus filhos pequenos, mas deixem seus rebanhos aqui.”

25 “De jeito nenhum!”, respondeu Moisés. “Por acaso o faraó nos daria os animais necessários para as ofertas e os holocaustos ao SENHOR, nosso Deus?

26 Todos os nossos animais devem ir conosco; não podemos deixar nem um casco para trás. Temos de escolher dentre esses animais para adorar o SENHOR, nosso Deus, e só saberemos como adorar o SENHOR quando chegarmos lá.”

27 Mais uma vez, porém, o SENHOR lhe endureceu o coração, e o faraó se recusou a deixá-los sair.

28 “Fora daqui!”, gritou para Moisés. “Estou avisando: nunca mais apareça diante de mim! No dia em que vir meu rosto, você morrerá!”

29 “Muito bem”, respondeu Moisés. “Nunca mais verei seu rosto novamente.”

Aplicativo Pão Diário Tudo em um só lugar

Devocionais, planos de leitura, podcasts, rádio e muito mais.

Screenshot das telas do app Pão Diário

Inscreva-se para não perder as novidades e descontos exclusivos

Em todo o mundo algo novo todo dia.

A nossa missão é tornar a sabedoria transformadora da Bíblia compreensível e acessível para todos.

Perguntas frequentes

Pão Diário é o devocional que traz reflexões e aplicações práticas do cotidiano. É um produto de Ministérios Pão Diário, uma organização cristã que se dedica a promover o conhecimento da Bíblia e o crescimento espiritual por meio de materiais devocionais, livros, estudos bíblicos e recursos online.

O principal objetivo é ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais profundo com Deus por meio da leitura e meditação nas Escrituras Sagradas.

Devocional é a nossa expressão diária de devoção, de adoração a Deus. Consiste no tempo que separamos para a leitura da Bíblia ou de um texto devocional que nos remeta às Escrituras, como o Pão Diário. A partir da leitura, podemos contemplar, meditar, adorar o Senhor e orar.

Dicas práticas:

– Separe um tempo do seu dia;

– Ore para que o Espírito Santo conduza este tempo;

– Tenha um devocional que guie você em seu momento com Deus.

 

Conheça os devocionais de Ministérios Pão Diário!

Para isso, cadastre-se para ler diariamente em seu e-mail. Você pode ainda fazer sua leitura em nosso site, baixar o APP Pão Diário ou adquirir uma cópia impressa de nossos devocionais.

R. Estrada da Graciosa, 4045 | 83413-200 | Mauá | Colombo – PR, Brasil

Tel: (41) 3257 4028

brasil@paodiario.org

Fale conosco: Tel: 41 3257 4028​  |  brasil@paodiario.org