Leia a reflexão
Suportando a disciplina
…pois o Senhor disciplina quem ama, e castiga todo aquele que aceita como filho. (v.6)
Referência: Hebreus 12:1-13
Recentemente, adotei um filhote de cachorro, e os primeiros dias desse processo foram essenciais para discipliná-lo. Comecei a deixá-lo sozinho por algumas horas durante o final de semana para que ele se adaptasse à minha ausência durante o período de trabalho. Por dois minutos ele chorava, uivava, mordia a grade, até que se deitava em sua cama bastante triste e, contrariado, dormia. Confesso que esses momentos partiam meu coração, mas eu sabia que faziam parte do processo de disciplina que traria qualidade de vida para ele e para mim. Em seguida, eu o recompensava com muito carinho e um petisco quando ele acordava.
Refletindo sobre isso, lembrei-me de alguns processos de aprendizado em minha vida, que também me deixaram triste. Eles me faziam questionar, chorar e ir dormir contrariada. Esses processos fazem parte da disciplina do Senhor em nossa vida, pois nenhuma disciplina é agradável no momento que é aplicada, ao contrário é dolorosa (Hebreus 12:11), mas ela é sempre para o nosso bem (v.10). Por isso o autor de Hebreus nos motiva a revigorarmos nossas forças e caminharmos pelo caminho reto para que eles sejam fortalecidos (v.13).
Quando encaramos a disciplina de Deus como uma preparação para o cumprimento de Suas promessas em nossa vida, conseguimos sair da posição de vítimas, não permitindo que a amargura contamine nosso coração. Também aceitamos o processo com esperança, crendo que Deus é um Pai amoroso e que nos recompensa com Seu amor todos os dias.
A disciplina é o GPS de Deus nos alinhando na rota que leva ao centro da Sua vontade.
Deus, fortalece-nos para suportarmos com paciência e perseverança o tempo da disciplina para sermos aprovados por ti.
Autor: Investigadora de Polícia Luciméia Swiech — PCPR


