Reflexão do dia

Confiança em meio à adversidade

Tenha todas as reflexões e muito mais conteúdos, clique no botão de sua loja e baixe o app:

imagem apple app store imagem google play store

Ouça a reflexão

Leia a reflexão

Confiança em meio à adversidade


Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração […] terei confiança. (v.3)

Referência: Salmo 27:1-14 (ARA)

Davi, antes de se tornar rei de Israel, foi comandante das tropas do rei Saul, um homem de guerra. O contexto do Salmo 27 é de perseguição. Observamos que Davi usa expressões como “opressores” (v.2), “inimigos” (vv.2,6), “exército”, “guerra” (v.3), “adversários” (v.12), possivelmente quando foi perseguido pelo rei Saul por duas vezes, ou por seu próprio filho Absalão. Num contexto de medo, talvez como o “vale da sombra da morte” (Salmo 23:4), “de um poço de perdição, de um tremedal de lama” (Salmo 40:3), Davi desejava estar na presença do Senhor (v.4), porque o Senhor era a sua “luz e a sua salvação, e a fortaleza da sua vida”. Nesse caso, ele não precisava temer os inimigos (vv.1,2,3).

Luz e salvação são referências à direção, norte, clareza, segurança, suporte, proteção, apoio, ajuda. Davi tinha convicção de que Deus, como sua luz e salvação, e fortaleza da sua vida, no dia da adversidade o esconderia no Seu esconderijo secreto, protegendo-o dos adversários (v.5), e exaltaria a sua cabeça acima dos inimigos (v.6).

Em meio às adversidades, à semelhança de Davi, esperemos e confiemos em Deus, que é a nossa luz, salvação e fortaleza da nossa vida.

Deus está presente com aqueles que nele esperam e confiam.

Soberano Deus, obrigado por seres a proteção e fortaleza da nossa vida.

Autor: Pr. João de Deus dos S. Silva — Capelão Voluntário/GO

Logo Pão diário