Leia a reflexão
Um legado positivo
Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel. (v.7)
Referência: 2 Timóteo 4:5-7
Assim que fui convidada para integrar o projeto de devocionais para profissionais de segurança pública, promovido por Ministérios Pão Diário, pensei em várias temáticas. Mas, certo dia, ao chegar ao quartel de operação administrativa operacional, que é a edificação mais antiga do estado do Ceará, esta palavra me veio ao coração: Legado.
Ao refletir sobre a história dessa instituição, pensei: “e quanto a nós, homens e mulheres que dela fazemos parte? Quais os legados que estamos deixando?”. Lembrei-me, então, de Ayrton Senna, por exemplo, que nos deixou um legado de superação. O nome do cientista Galileu Galilei nos lembra de que a Terra não é o centro do Universo. Adolf Hitler nos traz à mente um legado de ódio. Billy Graham foi um grande evangelista e homem de Deus.
E quanto aos profissionais de segurança pública, que enfrentam um desafio hercúleo em um país cheio de excludentes sociais? Será que devemos apenas atuar no enfrentamento da criminalidade ou de forma preventivapara que ela não exista? Devemos, acima de tudo, amar pessoas, tanto as vítimas quanto os delinquentes, porque não cabe a nós juízo de valor, uma vez que custodiamos a paz social.
Pensando então em tudo isso, que a nossa história de carreira deixe legados e lembranças que reflitam o que Jesus deseja de nós: que sejamos à Sua imagem.
Permita que sua história escreva histórias de Deus no exercício de seu ofício.
Senhor, ajuda-me a refletir Jesus a todos que me cercam e que isso deixe um legado positivo de minha vida.
Autor: Ten Cel Keydna Alves Lima Carneiro — PMCE


