Leia a reflexão
Sem medo de ser feliz
Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade… (v.22)
Referência: Gálatas 5:16-26
A sensação de que “está tudo tão bem que até dá medo” é mais comum do que se pensa. Acreditar que, após certo período em que “tudo dá certo”, algo muito ruim inevitavelmente acontecerá, provavelmente, todos já sentimos.
Estar feliz e realizado sempre será algo experimentado num contexto em que existe o contrário, isto é, frustração e tristeza. Que direito temos de sorrir enquanto outros choram? Especialmente em tempos mais turbulentos (como numa pandemia, por exemplo), a alegria pode ser algo até um tanto subversivo.
Parece ser comum vivermos a dor e a tristeza com intensidade, mas a alegria e a felicidade, com hesitação. Talvez porque a realidade não nos ilude, talvez porque trazemos a memória de alegrias interrompidas, talvez porque perdemos a inocência infantil, tão sublime quanto frágil.
Tenhamos paz, porém. É verdade que na vida existem tristezas, mas a alegria é insistente. A dor é uma realidade, mas a realização também é. Existem desafios e êxitos também. Há maldade, mas a bondade é real. Podemos ser alvos de vilania e desprezo. Porém, também somos alcançados pela gentileza e pelo amor. A felicidade é uma bênção a ser desfrutada.
A presença de Deus é sempre libertadora.
Senhor, Deus da vida, louvo a ti porque és a fonte da alegria e da paz!
Autor: Cap Alex Thomaz de Almeida — PMSC


