Leia a reflexão
Plenitude da Palavra de Deus
Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho. (v.105)
Referência: Salmo 119:103-105
O Salmo 119 é de uma riqueza imensurável! Nele, desvenda-se a grandeza dos caminhos e estatutos de Deus. A riqueza de seus 176 versículos está em tornar a Palavra de Deus central em cada um deles. Ele é pleno de informações sobre o impacto das Escrituras. A poesia construída em um acróstico do alfabeto hebraico exalta o conhecimento dos estatutos divinos. Nesse Salmo, a Palavra de Deus é símbolo de bem-aventurança (vv.1-2),mandamento (v.4), possibilita pureza ao jovem (v.9), guarda o cristão do pecado (v.11), promove prazer ao que cumpre a Lei (v.16), fortalece e vivifica o cristão (vv.25-32), guia o perdido (v.35), promove misericórdia (v.41) e clareia o entendimento (v.105).
A lâmpada tem a função de clarear e promover visão diante da escuridão. Paulo entendia isso quando disse a Timóteo “…jamais se envergonhe de falar a outros sobre nosso Senhor […] que […] iluminou o caminho para a vida…” (2 Timóteo 1:8,10). Ele também o incentiva dizendo: “…seja exemplo para todos os fiéis […] Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras…” (1 Timóteo 4:12-13).
É por meio das Escrituras que conhecemos Deus e o Seu plano. O salmista mostra isso ao dizer que a Bíblia ilumina os pés e os caminhos. A luz é necessária para que enxerguemos nossa realidade e entendamos nosso papel diante de Seus estatutos. Assim, as Escrituras tornam-se a “chave hermenêutica” para clarear nossa realidade. O caminho é iluminado pela Palavra de Deus ao vermos Sua realidade escatológica e futura para nós.
As Escrituras devem ser a chave hermenêutica do nosso olhar para a realidade.
Pai, ilumina nosso caminho tirando nossa cegueira e permitindo que, ao vivermos o presente em Cristo, vislumbremos o futuro com Ele.
Autor: 2º Ten Wellington Casagrande — FAB/RS


