Leia a reflexão
A bandeira da perseverança
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (v.12)
Referência: Romanos 12:9-21
Conta-se a história relatada pelos chineses que um de seus filósofos, durante os seus anos escolares, lançou os seus livros ao chão, certo de que nunca poderia assenhorear-se deles. Certo dia, andando pela rua, encontrou uma senhora que estava esfregando uma barra de ferro sobre uma pedra. “Por que está fazendo isso?”, perguntou o estudante. “Porque desejo obter uma agulha e assim estou afinando esta barra até que fique em condições para costurar”.
A moral dessa história consiste no desafio de vencer e nunca desistir. Para isso, é necessário que a bandeira da perseverança esteja sempre hasteada. Ou seja, assim como em uma guerra, a bandeira hasteada pode significar rendição perante a força militar estrangeira; esse ato, na vida espiritual, pode indicar rendição a Deus, como uma demonstração de gente que sofre, chora, adoece, perde valores e carece do amor e socorro divinos.
Todos estamos sujeitos ao cansaço, desespero, fadiga, depressão etc. Porém, o espírito de perseverança é o antídoto contra esses males. Perseverar em oração, fé e esperança ainda é o melhor conselho bíblico para uma vida bem-sucedida.
Pensar em desistir ou tomar qualquer decisão inadequada não é a solução. O caminho é buscar a justiça de Deus, como Jesus ensinou na parábola sobre o dever de orar sempre e jamais esmorecer (Lucas 18:1-8).
Não desista. O Senhor é quem o sustém.
Senhor Deus Todo-poderoso, cremos fielmente em Tuas promessas. Por isso, dá-nos perseverança para que nunca desistamos dos nossos objetivos.
Autor: Pr. Advanir Alves Ferreira — Presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil


